Política do Banco Central Europeu é boa para a rentabilidade dos bancos

Os bancos estão a beneficiar da política de taxas negativas defende Yves Mersch, que alerta para eventuais efeitos colaterais
Publicado a

A política de incentivos monetários do Banco Central Europeu tem tido um impacto positivo para o sistema bancário europeu. Em sentido inverso, as baixas de taxas de juro estão a prejudicar os fundos de pensões e seguradoras. A situação foi reconhecida esta segunda-feira por Yves Mersch, alto quadro do BCE em declarações ao Financial Times.

Sublinhando que a política de taxas de juro negativas do BCE atingiu os bancos numa altura em que estes já se debatem com dificuldades para manter os níveis de rentabilidade, Yves Mersch disse que credores estão melhor agora do estariam se o BCE não tivesse agido no sentido de relançar o crescimento da zona Euro.

O aumento do crédito à habitação, dos empréstimos às famílias e às empresas, com condições de crédito mais fáceis, e um crescimento económico estável foram algumas das vantagens que a política do BCE trouxe para os bancos da Europa.

Mersch, que é membro do conselho executivo do Conselho de Governadores do BCE, indica que as estimativas do banco “mostram que o impacto global sobre a rentabilidade dos bancos de ações de política monetária recentes é positivo, em comparação com um cenário sem nenhuma ação da política monetária".

No entanto, e numa clara referência à atual situação do Deutsche Bank – cujas ações caíram para um mínimo de 33 anos na última semana –, Mersch diz que os legisladores devem estar atentos em relação a qualquer efeito secundário das políticas que implementam.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt