Portugal deixou de ser o país da Europa que liderava as quedas de vendas de carros e passou a ser um dos únicos a aumentar as matrículas vendidas, segundo dados divulgados hoje pela Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA). . Apesar de uma queda global na Europa de 9,5% nas vendas de automóveis ligeiros de passageiros no acumulado dos dois primeiros meses de 2013 comparando com o acumulado de 2012, Portugal apresenta uma subida de 4,7%. . Este resultado em Portugal indicia alguma recuperação do mercado automóvel, embora ainda esteja longe compensar uma queda de cerca de 40% no total do ano passado. . A queda de 9,5% nas vendas de carros na Europa até fevereiro deve-se, sobretudo, à quebra generalizada nos países que mais contribuem para o mercado global, como a Alemanha (-9,6%), Itália (-17,3%), França (-13,5%) e Espanha (-9,7%). Dos grandes mercados, a única exceção é o Reino Unido, onde as vendas aumentaram 10,3%. . Segundo a ACEA, as vendas de carros na Europa chegaram em fevereiro ao valor mais baixo desde outubro de 2011, altura em que se iniciou a retração no consumo automóvel, atingindo menos de 800.000 unidades matriculadas por mês. . De janeiro até fevereiro, a procura caiu 9,5% atingindo as 1.681.073 unidades. . Dos países que pediram ajuda à 'troika', o Chipre lidera as quedas, com -33,9%, seguido da Grécia (-21,4%) e Irlanda (-15,1%). . Em termos de grupos industriais, o líder europeu, o grupo Volkswagen, tem uma perda acumulada de 9,3% entre janeiro e fevereiro quando comparado com o mesmo período de 2012, enquanto que o grupo PSA (Peugeot Citroen) atingiu uma quebra de 14,7%. . O grupo Renault caiu 7,4% nas vendas e o grupo GM (Opel, Chevrolet e outras) quebrou 12,6%. . Com boa performance está a Jaguar Land Rover, com um aumento de carros matriculados de 14,4%, a Honda (+19%), a Kia (+3,2%) e o grupo Daimler (Mercedes e Smart) com 1,1%.