Imagine este mapa da Europa. Portugal é o maior país do continente e a seguir a ele, em dimensão, está a Espanha. Contas feitas, a Península Ibérica representa 80% do território europeu. E não estamos a falar de flutuações de continentes nem de erosão causado pelo mar, muito menos estamos a olhar para um mapa do tempo em o Tratado de Tordesilhas dividia o mundo em dois e as terras "descobertas e por descobrir" eram somente pertença destes dois reinos.
A Trivago, o maior motor de busca de hotéis do mundo, decidiu olhar para as pesquisas que os portugueses fazem quando planeiam as suas férias e, a partir daí, recriar o mapa da Europa. Os resultados? "Vá para fora cá dentro" foi um slogan que pegou.
Vamos aos números: 68,89% das pesquisas dos portugueses são para destinos nacionais, transformando o país mais ocidental da Europa no maior do velho continente. A seguir, os destinos levam-nos até ao país vizinho e Espanha representa 14,53%.
Com direito a menções honrosas ficam França, Itália, Reino Unido e Holanda. O resto? Grãos de areia numa imensa praia ibérica.
Bom, falta saber como os portugueses olham para o próprio umbigo. Esqueça aquela forma quase rectangular. O nosso país pareceria mais um hexadecágono (não precisa de ir ao Google se a geometria não for o seu forte, é um polígono de 16 lados).
O Algarve passaria a ser a zona central e mais importante do país (28,76%) e a capital de distrito seria Albufeira. Já o Alentejo, que segundo os mapas reais é a maior região de Portugal, ficaria bastante encolhido. As pesquisas dos portugueses só chegam a uns míseros 8,76% .
O resto? As ilhas da Madeira e dos Açores (3,20% e 2,77%) ficariam ainda mais pequenas. Lisboa, Norte e Centro ficariam quase empatados em tamanho e Figueira da Foz passaria a ser a capital desta última região.
A última curiosidade divulgada pela Trivago é saber como quem vive na nova maior zona do país vê o resto do território. Para os algarvios, o Algarve é rei.
Para quê viajar pelo resto do país quando se tem Portimão, Lagos, Tavira, Monte Gordo, Vilamoura, Faro, Quarteira, Praia da Rocha e Sagres (os 10 destinos mais procurados da região)?
As exceções abertas não vão para muito longe de casa e depois dos seus distritos, aparecem os alentejanos com Évora, Vila Nova de Milfontes, Beja, Odemira, Mértola, Zambujeira e Sines à cabeça.
O resto do país? Para os algarvios é só paisagem.