A Nectar Interactive, divisão portuguesa de experiências digitais da Bee Engineering (empresa tecnológica francesa com escritórios em Portugal, França, Bélgica e Países Baixos), criou a área Hyper Casual Games para ajudar marcas e negócios a redobrar o impacto que têm nos seus públicos, em tempos de covid-19.
Estes tipos de jogos, usando técnicas de gamificação, são apontados como uma das soluções para promover a proximidade de negócios e diversificar positivamente a sua comunicação.
Com as dificuldades impostas pela pandemia às empresas, a necessidade de adotar novas medidas para criar uma ligação direta aos consumidores tornou-se ainda mais fundamental. Os meios digitais foram mais uma vez valorizados e a utilização de jogos eletrónicos acessíveis mostraram ser o caminho, acredita a empresa .
Num contexto em que o distanciamento social é ordem, esta divisão apostou em jogos para o telemóvel que apresentam vantagens significativas na interação. Os Hyper Casual Games mostram-se mais benéficos e garantem mais impacto do que as próprias campanhas publicitárias ou os conteúdos nas redes sociais, é indicado.
Em comunicado, a consultora afirma que este tipo de jogos que "são mais céleres a conceber" demonstram um "aumento de downloads no mercado norte-americano na ordem dos 76,4% em 2020 face ao período homólogo".
Com a aposta no desenvolvimento de um sistema simples, este conceito pode ser utilizado em Portugal, por exemplo, em anúncios interativos que possibilitam ao utilizadores experimentar a aplicação por um curto período de tempo.
Com a taxa de desinstalação de aplicações a chegar aos 25% na primeira hora após instalação e aos 64% ao fim de um mês, o objetivo é que estes anúncios aumentem esse tempo uma vez que o utilizador já sabe o que esperar.
Ainda que o valor por instalação seja mais alto nestes casos, o retorno "acaba por ser superior porque elimina os utilizadores que teriam um "engagement" mais baixo", declara a empresa.
Segundo André Santos, responsável pelo desenvolvimento de produtos da Nectar Interactive, esta experiência tem permitido uma maior eficácia na "conceção de novas ideias" que é possível "aplicar nas campanhas digitais" de várias marcas.
Para além disto, afirma também que esta estratégia "acelera o processo de desenvolvimento das soluções, conseguindo desta forma ter uma resposta mais rápida num mercado muito exigente no que toca ao tempo de execução de novas formas de comunicação".