Portuguesa Unbabel recebe prémio europeu de IA

Startup fo uma das quatro premiadas com 250 mil euros pela Comissão Europeia no âmbito do Grande Desafio da Inteligência Artificial.
Vasco Pedro, CEO da Unbabel. Foto: Pedro Rocha/Global Imagens
Vasco Pedro, CEO da Unbabel. Foto: Pedro Rocha/Global Imagens
Publicado a

A empresa de tecnologia linguística Unbabel, sediada em Lisboa, foi hoje uma das quatro premiadas com 250 mil euros pela Comissão Europeia no âmbito do Grande Desafio da Inteligência Artificial (IA), foi anunciado, em Bruxelas.

O executivo comunitário, segundo um comunicado, atribuiu hoje quatro prémios europeus a empresas em fase de arranque, contemplando, além da portuguesa Unbabel, a Tilde (Letónia), de processamento de linguagem natural, a Textgain (Bélgica), uma ‘startup’ de IA que permite às empresas e aos governos obterem informações valiosas a partir de dados não estruturados, a Lingua Custodia (França), uma empresa de tecnologia financeira especializada em IA/PNL para o setor financeiro, num total de 94 candidaturas.

Os vencedores partilham um prémio de um milhão de euros e terão ainda acesso a duas supercalculadoras europeias – Lumi ou Leonardo – durante oito milhões de horas.

O Grande Desafio da IA, lançado em 23 de novembro de 2023, visa recompensar as empresas em fase de arranque e as PME inovadoras que desenvolveram estratégias ambiciosas e se comprometeram a desenvolver modelos de IA em grande escala que trarão uma vantagem competitiva para a Europa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt