
O mercado português de dispositivos móveis registou a comercialização de 2,6 milhões de aparelhos novos, em 2023 (2,8 milhões em 2022). A esmagadora maioria destes dispositivos smartphones, com o consumidor nacional a gastar mil milhões de euros na renovação de telemóveis, noticia o Correio da Manhã esta segunda-feira.
Mais de 61% dos aparelhos vendidos em 2023 são de última geração, ou seja, já são compatíveis com a rede móvel 5G. Samsung, Xiaomi e Apple (por esta ordem), foram as marcas mais vendidas no último ano, sendo que o preço médio ascendeu a 383,68 euros, mais 50 euros do que em 2022.
De acordo com o jornal do grupo Media Livre, esta evolução do mercado deve-se, por um lado, ao incentivo à renovação de máquinas que os operadores de telecomunicações fazem junto dos clientes. Por outro, os fabricantes têm facilitado o acesso a modelos mais caros, através de trocas, atribuindo um valor ao aparelho usado. Os consumidores também têm a perceção da vantagem de renovar os aparelhos de tempos a tempos.