Prémio Nobel da Economia vai para Richard H. Thaler

Professor da Universidade de Chicago foi distinguido por entender a psicologia da Economia
Publicado a

Richard H. Thaler é o vencedor do Prémio Nobel da Economia de 2017. O professor da Universidade de Chicago foi distinguido por entender a "psicologia da Economia", nas palavras de Göran K. Hansson, secretário-geral da Real Academia de Ciências da Suécia.

O economista norte-americano tem dedicado a sua carreira ao estudo da psicologia económica e financeira assim como à forma como a psicologia influencia as nossas decisões. Thaler tem investigado as implicações de suavizar o conceito de que todo o mundo da economia é racional e egoísta. Nas palavras do próprio economista, o Nobel de 2017 faz o reconhecimento "que os agentes económicos são humanos e que os modelos económicos têm de incorporar isso".

O economista norte-americano é autor do bestseller Nudge, considerado um dos livros mais inovadores sobre economia e gestão e onde o autor explica como as principais teorias económicas estão erradas ao ignorar o verdadeiro comportamento das pessoas. Lançado em 2008, este livro terá influenciado o estilo de liderança e de política do então candidato a Presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Em 2015, publicou o livro 'A Construção da Economia Comportamental", em que se procura demonstrar que os agentes centrais da Economia são os seres humanos, ou seja, pessoas previsíveis e propensas a erros.

Professor de ciência comportamental e económica na Universidade de Chicago, Richard H. Thaler vai receber um prémio de nove milhões de coroas suecas (943 mil euros).

O primeiro Nobel da Economia foi atribuído em 1968.

Durante a semana passada foram anunciados os vencedores do prémio de homenagem a Alfred Nobel das restantes categorias: Medicina, Física, Química e Literatura. Na sexta-feira foi anunciado o premiado com o Nobel da Paz: a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares.

(Notícia atualizada às 11h20 com mais informação sobre Richard H. Thaler)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt