Promoção do Pingo Doce: Pescadores aconselham consumidores a perguntarem qual a origem do peixe

Publicado a

O Pingo Doce avança com mais uma campanha de descontos, desta vez no peixe, e a Associação de Armadores de Pescas Industriais alerta os consumidores para que estes perguntem "a origem do peixe que estão a comprar".

Miguel Cunha, presidente da Associação diz mesmo que os portugueses ao comprarem peixe "devem tentar saber se passou pelo crivo higienosanitário, que só é passado nas lotas, se cumpre os critérios de sustentabilidade", é que, caso o peixe seja adquirido pelas cadeias de distribuição noutros mercados "como Marrocos ou China não há qualquer garantia e não tem certamente a mesma frescura de um peixe capturado em Portugal".

O Pingo Doce não faz qualquer comentário sobre a nova campanha. No entanto, e tendo em conta que parte do pescado vendido nas grandes cadeias de distribuição é importada, não haverá qualquer risco para o consumidor e as regras de qualidade estarão asseguradas.

A confirmar isso mesmo estão as ações que a ASAE leva a cabo durante estas campanhas promocionais. Na semana passada a ASAE "encontrava-se no terreno a acompanhar as campanhas" que foram levadas a cabo pelo Pingo Doce e Minipreço, e o mesmo deverá acontecer com esta promoção.

O presidente da Associação salienta que os pescadores nacionais nada vão ganhar com estas campanhas, mesmo que se venda muito mais peixe, "porque estamos obrigados a cumprir com o limite das capturas e não as podemos ultrapassar".

Por outro lado, acrescenta, "fornecemos o Pingo Doce através de um leilão público com preços transparentes, se não comprar com o preço que vai a leilão outro o comprará", além disso, "imagine-se que compra determinado peixe a 2 euros e vende a 1 euro, terá que arcar com o valor do desconto, a não ser que um intermediário compre ao valor da lota e venda mais baixo ao Pingo Doce".

No entanto, Miguel Cunha está convencido que "o Pingo Doce vai promover a importação de peixe para responder a uma maior procura, daí a importância do consumidor conhecer a origem do pescado".

Quanto ao peixe congelado Miguel Cunha refere que não faz parte da atividade da Associação, mas admite que exista "um entendimento entre os fornecedores e a grande distribuição".

Já o Observatório dos Mercados Agrícolas relembra que "as cadeias de distribuição Pingo Doce e Continente estão entre as dez mais importadoras a nível nacional, o que significa que contribuem para o desequilíbrio da balança comercial".

Para além disso, frisa Maria Antónia Figueiredo "com estes descontos pretende-se concentrar as vendas de vários dias em apenas quatro dias, logo vai haver um aumento das importações, porque não há oferta a nível nacional para a procura".

Sublinha ainda que as grandes superfícies "compram o peixe em qualquer parte do mundo, vivemos num mercado global, logo compram onde há e onde é mais barato".

A cadeia de hipermercados Pingo Doce vai fazer uma campanha de descontos de 50% no peixe a partir de amanhã até domingo. Todos os clientes que adquiram produtos diversos no valor de 25 euros ou mais terão um desconto de 50% no peixe, que podem comprar até ao máximo de 10 quilos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt