A PT acaba de lançar o Prémio de Inovação PT que pretende premiar as startups e estudantes de mestrado e doutoramento mais inovadores. O prémio tem um valor financeiro de 15 e 5 mil euros, respetivamente.
Alexandre Fonseca justifica a iniciativa da operadora anunciada durante o Techdays Aveiro como estando inserida na estratégia do grupo Altice ao nível da Inovação. "Há quase um ano definimos que um dos três pilares estratégicos da Altice/PT é a componente de inovação", lembra o administrador da PT com a pasta de tecnologia. Nesse âmbito, o grupo francês de Patrick Drahi escolheu a PT e o Altice Labs, em Aveiro, como o centro de competências do grupo presente na Europa, Médio Oriente, República Dominicana e Estados Unidos para a Inovação.
O objetivo com este prémio, "para mais com o Altice Labs em Aveiro", a PT pretende promover os diversos elementos deste ecossistema de inovação como startups e a academia. Os interessados podem candidatar-se em cinco áreas tecnológicas: 5G e Future Networks; Redes e Tecnologias Óticas; Cloud, SDN, NFV; IoT, SmartLiving e Smart Objects; Big Data & Analytics; Plataformas de serviços; TV Interativa; e Segurança & Privacidade.
Quinze mil euros para startups e 5 mil para finalistas de mestrados ou doutoramentos das áreas de TICE. Os vencedores têm ainda a possibilidade de terem acompanhamento de mentoring e coaching para o desenvolvimento dos seus projetos. Os vencedores de ambas as categorias serão conhecidos em maio de 2017.
Alexandre Fonseca admite que a PT vai estar atenta aos projetos vencedores e não só. O objetivo é "detetar talento que possa vir a fazer parte do nosso ecossistema", diz o administrador da operadora. Ou seja, a ser integrado na PT ou a ser vendido dentro do grupo a partir do Altice Labs.