Há quatro agências na corrida à conta de publicidade do Pingo Doce, apurou o Dinheiro Vivo. A cadeia de distribuição da Jerónimo Martins tinha chamado para uma "chemistry meeting" seis agências, das quais apenas quatro se mantêm na corrida depois da apresentação de credenciais.
Das agências inicialmente chamadas para uma reunião preliminar apenas a Duda Propaganda, que detém a conta, a BBDO, a FCB e a grupo WPP se mantêm na corrida, confirmou fonte oficial da cadeia quando contactada pelo Dinheiro Vivo. Pelo caminho ficaram a Publicis e a Partners. As agências têm até meados de julho para responder ao briefing do Pingo Doce, sendo expectável que haja uma decisão ainda nesse mês.
Desde 2009 que a publicidade do Pingo Doce é trabalhada pela Duda Propaganda, que entrou no mercado português para trabalhar a conta da cadeia de distribuição. Com a agência brasileira, o Pingo Doce iniciou uma nova linha de comunicação.
https://www.youtube.com/watch?v=Nmj6_ZTbBLk
Desde a campanha de 1º de maio em 2012, o Pingo Doce desinvestiu na comunicação mass market, tendo regressado apenas o ano passado à televisão.
Nesse ano, a marca investiu cerca de 26,9 milhões de euros, de acordo com os dados de investimento publicitário da MediaMonitor, trabalhados pela Carat, valor que representa um crescimento de 157,5% face a 2014. Mas ainda assim longe dos montantes investidos pelos seus concorrentes: Continente (179,4 milhões de euros), Lidl (85,2 milhões), Intermarché (81,7 milhões) Dia/Minipreço (68,2 milhões) e Jumbo (26,5 milhões). Os valores são a preços de tabela, ou seja, sem estarem contemplados os descontos praticados pelos media aos anunciantes, mas dão uma indicação dos investimentos praticados pelas cadeias de distribuição.
Este ano até abril o Pingo Doce investiu até o final de abril 5,3 milhões de euros, menos 59,6% do que face a igual período do ano passado.
(corrige agência JWT para grupo WPP ao qual pertence a agência)