Que idade têm os aviões em que voamos?

Publicado a

Segundo dados divulgados pela IATA, a idade média da frota aérea mundial é de 11,3 anos. Se estes são considerados muitos ou poucos anos, depende da manutenção que é dada a cada avião. Tanto a TAP como a Iberia estão abaixo da média, com uma frota que ronda os dez anos. Por outro lado, Ryanair, Qatar Airways ou AirEuropa contam uma média de quatro anos. A LAN, a Turkish Airlines e a Emirates surgem a seguir, com menos de seis anos.

De acordo com o Expansión, as companhias aéreas não deixaram de investir na modernização das frotas. Uma das principais razões do investimento é o aumento do preço dos combustíveis, que requer aeronaves mais eficientes a nível energético. Outras razões relacionam-se com a segurança e entretenimento a bordo.

TAP: A idade média da frota da TAP ronda os dez anos, superando a média mundial. Considerada uma das companhias aéreas mais seguras do mundo, totaliza 55 aviões, divididos entre Airbus A340, A330, A321, A320 e A319. São 71 aviões se contabilizarmos a frota da Portugália, . Este ano a empresa faz 68 anos e apesar de os Airbus A340 serem os mais antigos da frota, a TAP garante que tem havido manutenção regular e melhoramentos ao nível da eficiência e entretenimento a bordo, modernizando os aviões. Neste momento a companhia portuguesa aguarda pela chegada de novos Airbus A350, que não deverão estar disponíveis antes de 2015.

Iberia: A Iberia tem 137 aviões que, somados, geram uma média de 9,7 anos, pouco menos que a TAP. Para modernizar a frota, implementou recentemente o Airbus A330, que reduz o consumo de combustível em voos transatlânticos em cerca de 15 por cento. Outros sete aviões chegam até março de 2014.

Ryanair: Tem a frota mais jovem da Europa, com idade média inferior a quatro anos, o que lhe permite ser "a companhia aérea mais verde e mais limpa", afirma a empresa. Os últimos aviões recebidos pela Ryanair chegaram em dezembro, somando 305 Boeing 737-800. A companhia terá encomendado recentemente 200 aviões novos num valor de 13.800 milhões de euros.

Air Europa: Esta linha aérea é composta por uma das frotas mais recentes do mundo, com idade que ronda os quatro anos. Soma 35 aviões, dos quais dez Airbus A330-200, dezoito Boeing 737-800 e sete Embraer 195.

Qatar Airways: Aquela que tem sido considerada a melhor companhia de aviação do mundo conta com uma frota de 119 unidades, em média inferior a quatro anos. Trabalha com o Boeing 777 para voos de longa distância, com os Boeing 787 que chegaram em novembro de 2012, e com os Airbus A340, A330, A300, o avião de carga A300F, A321, A320 e A319. A Qatar Airways espera 250 unidades que totalizam mais de 38.400 milhões de euros em encomendas.

LAN: A LAN é uma companhia aérea chilena que faz parte do Latam Airlines Group, ao qual a TAM Linhas Aéreas (Brasil) se está prestes a juntar, deixando para trás a Star Alliance. A sua frota tem uma idade média de 4,8 anos, e apesar da fusão com a TAM cada companhia mantém a sua frota. Em conjunto, LAN e TAM totalizam 319 aviões.

Emirates: A companhia do médio oriente possui 198 aviões, dos quais 188 são de passageiros: 71 Airbus, incluindo o famoso A380, e 127 Boeing. A idade média da frota ronda os seis anos, mas a Emirates está à espera de mais 200 aviões com o objetivo de poupar combustível e reduzir as emissões de CO2, tendo investido mais de 56.100 milhões de euros.

Turkish Airlines: Com uma média de seis anos, os turcos da Turkish Airlines aumentaram a frota em 160% entre 2005 e 2013, de 82 aeronaves para 211. Nos próximos anos a companhia espera receber 64 aviões novos, incluindo 17 Airbus A330-300, 15 Boeing 777-300 e a substituição dos Boeing 737-500 pelos Boeing 737 NextGeneration.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt