Ninguém casou em Odivelas em 2015. Não obstante, o concelho tem perto de 150 mil habitantes, mais jovens do que a média nacional. À partida, o facto de em 2015 não haver um único registo de casamento no município pode parecer curioso. Mas se interrogarmos os números, a explicação é simples: uma das formas de contabilizar os casamentos não tem em conta o local onde o casal vive, mas onde o matrimónio é registado. E em Odivelas não há Conservatória de Registo Civil. Este é apenas um dos exemplos do potencial do estímulo ao espírito crítico dos jornalistas que trabalham com estatistícas.
Assim nasceu o livro "Que número é este?", apresentado hoje pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e pela Pordata, unidas para aumentar o nível de literacia estatística dos jornalistas portugueses. A obra posiciona-se como um guia para ajudar os jornalistas que diariamente lidam com estatísticas a alargar o leque de abordagens, a procurar novas leituras e a evitar erros. "Que número é este?" foi escrito pelo jornalista Ricardo Garcia e por Maria João Valente Rosa e Luísa Barbosa, respetivamente diretora e colaboradora da Pordata.
Porque "escrever sobre estatísticas não é escrever sobre matemática", o livro que hoje é apresentado quer ensinar a interrogar os números: "Sem isso, são apenas uma sucessão inerte de algarismos e uma potencial fonte de equívocos". O guia divide-se em 22 tópicos que auxiliam os jornalistas a interpretar e a comunicar, nas suas notícias, dados estatísticos.
Cálculos, leitura de percentagens, arredondamentos, gráficos, números absolutos e números relativos, proporções, rácios, taxas, indíces e médias são apenas algumas das temáticas que compõem o guia que, espera a FFMS, se torne "útil para o dia-a dia dos jornalistas", quer para consulta rápida, quer para uma leitura mais alongada. O livro inclui definições de conceitos, exemplos práticos, alertas sobre situações a evitar e exemplos úteis de cálculo dos indicadores, informa a fundação em comunicado.
O livro, editado online, está disponível para download gratuito.