Quer redecorar a sua casa? DIY (faça você mesmo)

Duvida do poder das ideias para mudar a sua casa? Faça o teste com as suas próprias mãos.
Publicado a

De acordo com as últimas tendências de upcycling, o artigo de hoje é sobre projectos DIY. Conhece as iniciais e o seu significado?

DIY é uma abreviação do inglês Do It Yourself, que equivale em português ao “faça você mesmo”.

Traduz-se num espírito empreendedor e aposta em projetos que qualquer pessoa consegue realizar com as suas próprias mãos. Portanto, mini projetos em que existe uma preocupação económica e financeira.

Às vezes, o que falta é inspiração e aqui esse problema é de fácil resolução! As preocupações com a sustentabilidade ambiental e económica estão patentes e são faladas por todos. Mas nem todos passam da ideia à prática e o nosso objetivo é mesmo esse: motivá-lo a reciclar objectos antigos e sem vida em algo funcional e super atrativo.

Projetos fáceis têm sucesso. A atitude DIY é obviamente associada ao pressuposto de que uma pessoa sozinha pode criar uma peça original, ficando ao nível de profissionais.

Não é necessário ser-se grande especialista em trabalhos manuais nem ter um especial amor por esta área mas, acredito, se vir como são fáceis de fazer certos objetos vai ter muita vontade de experimentar. Além do mais, este tipo de trabalhos manuais em que a ideia é dar uma segunda vida a objectos que se pensava inutilizáveis está na moda.

A ideia por trás do upcycling é, no entanto, dar uma segunda vida a objectos ou materiais inúteis, partidos ou gastos, que podem ser roupa, mobiliário, acessórios, objetos considerados lixo... não existem limites quando o objectivo é criar e transformar.

Sente-se preparado para ver as imagens seguintes?

Roupa flutuante

Aposto que já deu por si a olhar para aquele canto do seu quarto, sala ou hall de entrada e a pensar que falta ali qualquer coisa mas não sabe o bem quê! Há ideias em todas as esquinas mas para as ver tem de estar recetivo a isso. Relaxe e bem para as coisas. Imagine que vai a casa dos seus avós e o jardineiro anda lá a cortar aquela árvore centenária que andava a fazer estragos no piso do acesso à garagem. Desde pequeno que se lembra da dita árvore no jardim, a casa já não vai ser a mesma sem ela. A árvore tem um valor sentimental para si e nunca tinha reparado. Pare e pense: que tal levar para sua casa um tronco ou um ramo da mesma? Veja a imagem acima. Lembrar-se-ia de a usar assim? Veja como é fácil! Cordas num ramo e alguém que faça furos no teto…

A cama de palete

Para a cama principal ou para um quarto de hóspedes, considere fazer uma cama a partir de paletes de madeira. É fácil, mais barato e só precisa de escolher um colchão confortável. Na imagem, pode complementar a estrutura com uma palete baloiço suspensa por cabos.

Mesa vai e vem

Madeiras e paletes podem também servir para outra ideia: uma mesa feita com aquele que é um material que muitas vezes acaba por ser desperdiçado. Basta encontrar uma peça de madeira, um tampo em vidro e uns rodízios. Solução: uma mesa prática, de linhas de decoração direitas e atuais.

Velas transformadas em puffs

A parte mais engraçada nestes projetos de reciclagem é a descontextualização que é conseguida com um pouco de inspiração! Neste caso foram usadas velas de barcos para criar puffs. O material, sendo impermeável, é o ideal para colocar num ambiente junto à praia onde a humidade e o salitre podem atacar. Com este material é possível passar um pano molhado com água doce e limpar qualquer nódoa ou impureza a mais.

Casa de flores em tricot

Esta ideia é da autoria do Atelier Junnne e este modelo de jarras de tricot chama-se Knit China. É nada mais nada menos do que um casaco para aplicar em qualquer jarra ou copo. Estas capas podem ser usadas com a parte mais estreita para cima ou para baixo, consoante o gosto pessoal. Para quem tem jeito de mãos, pode tentar fazer algo deste género. Se não sabe tricotar inspire-se nos imensos vídeos na blogosfera ou no YouTube que o vão ensinar a fazer.

Ideia eclética

Com facilidade - e talvez com ajuda masculina - conseguirá furar as tampas de frascos de conservas. No interior coloque o casquilho da lâmpada. Os cabos saem um a um de cada frasco e ficam bem à vista, sem qualquer problema. Aqui estão todos alinhados mas poderá fazer candeeiros também de teto.

Para os miúdos

Primeiro: tem de estar atento a tudo o que o rodeia e concentrar-se em olhar para as coisas com olhos de ver (como se costuma dizer). Segundo: tem de ser capaz de imaginar a partir das coisas mais estranhas pois só assim peças verdadeiramente originais irão aparecer. Veja este exemplo: um carrinho de transporte de grandes quantidades usado em fábricas e armazéns foi aproveitado para um cantinho de leitura para os mais novos. Com um colchão e muitas almofadas o assunto fica resolvido e muito confortável. A parte boa é que pode mesmo deslocá-lo para onde quiser porque as rodas assim proporcionam.

Encontre na homify mais inspiração.

*Rita Paião é designer de interiores e redatora do homify.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt