Quer saber a qualidade do sinal TDT? Anacom ajuda

O regulador vai passar a disponibilizar diariamente informação sobre a qualidade da emissão do sinal da TDT recolhida pelas sondas que tem no país.
Publicado a

Se tem dificuldade na receção do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) e tem dúvidas sobre se os problemas são relativos à má qualidade do sinal da região ou apenas na sua antena a Anacom dá uma ajuda.

O regulador passou a disponibilizar diariamente ao público informação sobre a qualidade do sinal de TDT fornecida pela rede de sondas que tem espalhada pelo país. "Essa informação é dada através de uma ferramenta que identifica com as cores verde, vermelha e amarela o nível de qualidade do sinal registado em todos os distritos", informa o regulador liderado por Fátima Barros.

"A cor verde significa uma boa qualidade na receção do sinal TDT (através do canal 56), no local onde a sonda se encontra instalada. O que significa que, para o dia em análise, em mais de 99% do tempo, o sinal TDT esteve acima do limiar mínimo de qualidade definido", diz o regulador. O vermelho "quer dizer que em 1% do tempo ou mais o sinal TDT esteve abaixo do limiar mínimo de qualidade definido". Já a cor amarela, "significa que houve dificuldades na receção do sinal TDT através do canal 56 mas que existem nesse local outros canais que asseguram a emissão do sinal TDT".

Nos planos da ANACOM está também passar a fazer a monitorização do sinal emitido pelos emissores dos outros canais que constituem a rede multifrequência: 40, 42, 45, 46, 47, 48 e 49.

A PT Portugal/Meo é a empresa que tem a gestão da plataforma da Televisão Digital Terrestre (TDT).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt