Quer um lugar à janela? Neste avião a vista é de 360 graus

A patente é da Windspeed Technologies e promete animar as viagens de avião. A Skydeck é uma cápsula de vidro que pode vir a ser instalada em vários tipos de aviões, privados ou comerciais.
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Imagine entrar num avião e, em vez de procurar o seu lugar entre o comum dos mortais, subir uma escada e entrar dentro de uma redoma de vidro. Isso mesmo. De repente, está dentro de uma cápsula transparente com uma vista de 360 graus, a 11 mil metros de altitude. Os testes para este produto já começaram e a patente é da Windspeed Technologies, empresa norte-americana de engenharia aeroespacial.

A esta cápsula de vidro a empresa chamou Skydeck e a ideia é comercializá-la quer a empresas quer a particulares. O deck está criado de forma a poder ser adaptado a vários tipos de aeronaves, incluindo jatos particulares. O único senão é que, para já, só existem duas versões: com um ou com dois lugares. Se já estava a imaginar um avião com uma espécie de teto transparente, ainda não foi desta - mas estamos cada vez mais perto.

Durante a fase de teste, a Windspeed Technologies tentou perceber se adicionar esta redoma de vidro a um avião poderia trazer algum tipo de problemas. Foi preciso garantir a integridade da cúpula - no caso  de um embate com pássaros ou cargas aéreas - e verificar como reagiria à condensação, a raios UV ou a níveis de ruído. Para já, o único defeito que a empresa encontra no Skydeck - que será construído com material idêntico ao usado em aviões supersónicos - é que aumentará os gastos de combustível.

"Queremos criar experiências excitantes de voo para os proprietários de aeronaves VIP e para a indústria de aviação", argumenta a Windspeed, que relembra que quaisquer custos adicionais poderão ser compensados, no caso da aviação comercial, pelos preços cobrados a quem queira viajar com a cabeça nas nuvens.

O acesso ao Skydeck será feito a partir de escadas ou elevador, dependendo do modelo, os assentos serão rotativos e terá integrado um sistema de GPS que irá disponibilizar uma série de informação sobre o voo. Concluída a fase conceptual, a Windspeed irá fazer algumas afinações finais no design quando as encomendas começarem a chegar. O primeiro Skydeck estará pronto a voar 18 meses depois de feita a primeira encomenda.

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