Quero trabalhar no Canadá. Como encontro as vagas de emprego na construção?

Publicado a

Procura emprego fora de Portugal? Sempre sonhou ter uma experiência numa capital europeia? Gostava de aprender a explorar os novos mercados africanos? Ou simplesmente quer alargar o seu portefólio de clientes a empresas estrangeiras?

Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba diariamente todas as novidades de emprego.

Questão: ?Relativamente à vossa noticia do dia 11 de Dezembro, "Canadá tem 160 mil empregos na construção civil", gostava de saber quais as empresas que têm vagas de emprego, pois sou pintor e quero trabalhar no Canadá.? ?Sérgio Ribeiro

As vagas de emprego que refere, dizem respeito a um anúncio do Ministério da Cidadania e Imigração do Canadá, com base nos projetos de construção que entrarão em marcha durante os próximos anos no país. Isto significa que não existe nenhuma empresa específica à qual se possa dirigir de momento.

No entanto, deverá estar atento ao Centro de Emprego da sua região porque, à semelhança do que aconteceu este ano, é normal que sejam feitas sessões de recrutamento de pessoal de construção que queira trabalhar no Canadá. No ultimo Verão, foram anunciados, pelo próprio sindicato português da Construção, o recrutamento de 400 trabalhadores através deste sistema.

Entretanto, o que pode saber desde já, são as regiões onde existe maior probabilidade de encontrar emprego. De acordo com a Canadian Construction Association, a grande falta de trabalhadores na construção é sentida sobretudo em Saskatchewan, Alberta e British Columbia, regiões na costa Oeste do Canadá.

As centenas de milhares de vagas a que se referem os media nacionais e internacionais são para projetos tanto de construção habitacional como de infraestruturas ligadas à energia. Como pode ver neste relatório não são apenas necessários técnicos de acabamentos, condutores de máquinas, canalizadores, etc... A maior parte destas vagas, estima o Governo canadiano, serão preenchidas por estrangeiros. O recrutamento está a ser feito por duas vias: ou junto dos sindicatos de cada país (caso português) ou através de feiras de emprego - as próximas datas em cidades europeias podem ser consultadas aqui.

Tenha em conta que no Canadá este sector é altamente sindicalizado. Se domina inglês deve consultar esta página: uma espécie de guia do sector no Canadá com os postos que cada um pode ocupar num projeto de construção civil - do engenheiro ao pintor - o respectivo sindicato a que se deve dirigir e os salários praticados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt