Quiksilver abre primeira loja em Portugal

Publicado a

A Quiksilver já abriu a sua primeira loja própria em Portugal. Fica na Ericeira e é a terceira loja bandeira na Europa e a "única da rede a associar o nome a um atleta de topo", neste caso ao surfista português Tiago Pires, disse ao Dinheiro Vivo o director geral da Quiksilver Portugal, José Gregório.

"A abertura da Tiago Pires Boardriders insere-se na estratégia global da Quiksilver", de desenvolver conceitos inovadores, disse o mesmo responsável. É por isso que neste espaço com mais de 500 metros quadrados está também situada a sede da Quiksilver em Portugal e ainda "um ginásio para os nossos atletas, uma escola de surf e o maior skate park público de Portugal", acrescentou.

Além disso, esta é "a loja que disponibiliza a maior variedade de fatos e pranchas da Europa. Temos a oferta completa da colecção, todos os tamanhos e todas as cores", disse José Gregório, acrescentando que há uma maior aposta nos artigos técnicos, ou seja, específicos para os praticantes de surf e outros desportos de prancha.

A localização também foi escolhida criteriosamente. "Portugal é um país de grande visibilidade para o surf, com muitos praticantes nacionais e estrangeiros, ondas ímpares em toda a Europa, apenas comparáveis às da Austrália, e a mais-valia de termos bom tempo durante o ano inteiro", disse, acrescentando ainda que "uma loja destas faz todo o sentido estar localizada no sítio com as melhores ondas do país, a Ericeira"

De acordo com José Gregório, o objectivo da Quiksilver vai mais alem do que abrir apenas um novo espaço da marca. "Uma loja destas pode marcar a diferença no mercado e é esse o nosso objectivo. Queremos poder falar de um antes e um depois na indústria do surf em Portugal", comentou José Gregório ao Dinheiro Vivo.

Até agora, a empresa só disponibilizava lojas franchisadas em Portugal, num total de nove, além de ter os artigos Quiksilver distribuídos por várias lojas multimarca em todo o pais, uma estratégia que, segundo José Gregório, é para continuar apesar desta nova loja na Ericeira.

"O surf é um mercado que também foi afectado pela crise se bem que, a meu ver, menos acentuadamente que outras actividades económicas. A estratégia de chegarmos com força a Portugal, neste momento, não é por acaso mas sim para fazermos face à crise de uma forma mais profissional", explicou.

É por isso que, para já a empresa norte-americana está focada nesta loja, apesar de não descartarem novos espaços noutras localizações. "Existem entre 50 a 100 mil praticantes de surf e outras modalidades relacionadas e este é um mercado em crescimento desde há muitos anos no nosso país", disse ao Dinheiro Vivo, ainda que sem números concretos de quanto vale esta tipo de negócio em Portugal.

De acordo com Rodrigo Pimentão, administrador da Despomar, a empresa detentora das lojas Ericeira Surf Shop, está agora a começar-se a estudar o mercado para tentar perceber quanto vale o mercado, mas ainda é cedo para apontar valores. Luís Nunes, da Associação Nacional de Surfista, diz mesmo que é muito difícil saber quanto vale o mercado porque os artigos vão para além do praticante de surf.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt