Há uma equipa portuguesa à procura do campeonato do mundo das ligas virtuais. É a partir de Lisboa que a RealFevr quer conquistar esta competição com dois trunfos: o acesso a estatísticas em tempo real e a possibilidade de jogar, em simultâneo, e com um só registo, várias competições nacionais e internacionais, explica o ‘capitão’ e co-fundador Tiago Dias ao Dinheiro Vivo..Esta startup quer aproveitar o baixo aproveitamento deste mercado em Portugal. “Apenas uma em cada 15 pessoas joga nestas ligas; nos Estados Unidos, a estimativa é uma em cada cinco pessoas. Acreditamos que há aqui um potencial incrível de negócio. Por outro lado, Portugal é um país de serviços onde ainda não existe uma cultura óbvia de aposta neste tipo de produtos digitais e com uma abordagem tão diferenciada como a da RealFevr.”.Mas esta plataforma, gratuita e disponível em aplicações para Android (Google) e iOS (Apple), já conta com uma base de 35 mil utilizadores e uma taxa de retorno de 86%. Para já estão disponíveis as ligas de Portugal e Espanha, além da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Cada utilizador tem de gerir um orçamento virtual de 100 milhões de euros..Tudo começou com um ficheiro de Excel na época 2010/2011. “Testámos o conceito com um grupo fechado de amigos, tentando aproximar, ao máximo, o nosso algoritmo à realidade”. Três anos depois, nasceu o protótipo da RealFevr, com a vontade de mudar o universo das ligas fantásticas em Portugal e no mundo..A plataforma inclui também um serviço de estatísticas em tempo real, em parceria com a Opta Sports. Isto revela também outra das ambições da RealFevr: “queremos ser um agregador de conteúdos desportivos e ir além do jogo, algo que só é possível graças à aposta que fizemos na recolha e análise de informação estatística. Devemos capitalizar essa informação da melhor forma, nomeadamente como fornecedores dessa informação para os media ou outros canais”, explica o CEO..Com um investimento de um milhão de euros e uma equipa com 10 pessoas, a RealFevr prepara-se para entrar noutros campeonatos. Logo no início de 2017 vai chegar ao México - numa parceria com o jornal espanhol As - e à Colômbia, enquanto consolida a sua presença na Europa. Depois será a vez do mercado asiático..Depois de aumentar a base de utilizadores e fortalecer a plataforma, a RealFevr vai entrar noutras modalidades, com a inclusão do surf, do golfe, do râguebi, do basquetebol e da Fórmula 1. Para os próximos anos está ainda a ser estudada a integração em boxes de televisão e em consolas de jogos.