Receitas da Altice Portugal sobem 11,6% para 2,15 mil milhões de euros até setembro

Dona da Meo apresentou contas esta terça-feira, onde consta um EBITDA de 781 milhões de euros, mais 13,5%, nos primeiros nove meses do ano.
Publicado a

As receitas totais da Altice Portugal cresceram em termos homólogos 9,1%, para 742 milhões de euros, no terceiro trimestre de 2023, anunciou a empresa esta terça-feira. No acumulado de janeiro a setembro, as vendas da dona da Meo totalizaram 2,159 milhões de euros, mais 11,6% face aos nove primeiros meses de 2022.

A telecom liderada por Ana Figueiredo registava, no final de setembro, um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA, indicador que mede a rendibilidade do negócio) de 781 milhões de euros. Este valor traduz-se num crescimento de 13,5% do EBITDA face aos primeiros nove meses do ano passado.

Em comunicado, a dona da Meo justificou estes números com "a performance operacional positiva" no terceiro trimestre, aliada à diversificação de portefólio e "contínua disciplina dos custos operacionais". Um desempenho que se traduziu "na continuada aquisição de clientes, conjugada com níveis históricos de desligamentos [perda de clientes], o que permitiu aumentar a base dos serviços fixos em 4,7% nos últimos 12 meses, tendo a base de clientes do serviço de televisão por subscrição crescido 3,6%".

Na área de consumo, as receitas cresceram 3,4% em termos homólogos, para 341 milhões de euros, no terceiro trimestre. Neste segmento, segundo o operador de telecomunicações, "a base de clientes únicos continuou a expandir-se e aumentou 1,1% face ao período homólogo do ano anterior, mais 18 mil adições líquidas em 12 meses, totalizando 1,7 milhões".

A Altice Portugal referiu, no mesmo comunicado, ter registado o aumento da receita média por cliente (ARPU, sigla inglesa). No entanto, não apresentou os valores que refletem essa melhoria do ARPU.

No segmento empresarial, as receitas fixaram-se nos 401 milhões de euros no terceiro trimestre, mais 14,4% em comparação com igual período de 2022. O valor foi impulsionado pela "convergência de serviços telco e não-telco na base de clientes, pelo crescimento das novas linhas de negócio que respondem às tendências atuais de transformação digital, pela expansão para mercados adjacentes e pelo contínuo crescimento da Altice Labs decorrente da exportação de inovação tecnológica para o mercado internacional".

Parte do crescimento das vendas empresariais, segundo a telecom, deveu-se ao projeto que a Geodesia, detida pela Altice, tem na Alemanha. Trata-se de uma parceira com a Vodafone que envolve o desenho, construção e operação e manutenção de uma rede de fibra ótica.

O nível de investimento no terceiro trimestre ascendeu a 110 milhões de euros. Somados os primeiros nove meses do ano, a Altice tinha investido, no final de setembro, 341 milhões de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt