Recorde. Exportação de componentes para carros valeu 7,7 mil milhões em 2017

Sector dá emprego a mais de 47 000 pessoas em território nacional ,ou seja, mais de 7% do total do emprego da indústria transformadora.
Publicado a

7,7 mil milhões de euros. Este foi o das exportações da indústria portuguesa de componentes para automóveis em 2017. É um montante recorde e representa um crescimento de 8,5% face a 2016, quando as vendas para o estrangeiro valeram 7,1 mil milhões de euros. Os dados foram revelados esta sexta-feira pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel e mostram um sector que dá emprego a mais de 47 000 pessoas em território nacional.

A associação salienta que "este crescimento do valor das exportações, muito acima da taxa de crescimento da indústria automóvel europeia, demonstra um aumento de penetração e ganho de cota de mercado dos componentes portugueses". Os dados, segundo a AFIA, apenas foram obtidos graças à "competência e fiabilidade continuamente demonstradas junto dos clientes internacionais, que mais não são do que todos os fabricantes automóveis".

O continente europeu foi o principal destino destes produtos portugueses, com 90% das exportações. Por países, a liderança foi de Espanha, seguida por Alemanha, França, Reino Unido e Itália. Os restantes 10% dos componentes foram exportados para países como África do Sul, Brasil, China, Estados Unidos, Marrocos, México, Tunísia e Turquia, segundo a associação liderada por Tomás Moreira.

A indústria de componentes para automóveis em Portugal conta com 220 empresas e dá emprego direto a mais de 47 000 pessoas, ou seja, mais de 7% do total do emprego da indústria transformadora.

Além das exportações diretas, é preciso contar com os componentes que são vendidos às cinco fábricas de automóveis em Portugal, que os incorporam nos veículos posteriormente exportados. "Por esta via devemos acrescer mais 1,2 mil milhões de euros de exportações provenientes do sector de componentes", contabiliza a associação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt