RFM está à procura de um novo talento para substituir a animadora Mariana Alvim do Café da Manhã e para isso está a realizar castings. Mas se quer ser a nova voz do programa da manhã tem até quarta-feira até ao final do dia para o fazer no site da rádio do grupo R/Com.
"Só para Lisboa temos mais de mil inscrições, o que juntamente com Porto e Braga, significa que temos mais de 2 mil inscrições. Não temos tempo para ouvir todas as pessoas da forma como merecem, por isso vamos fechar as inscrições até amanhã ao final do dia", adianta António Mendes, diretor da RFM, ao Dinheiro Vivo.
Assim no casting previsto para os dias 23 e 24 no Centro comercial Colombo para A Cadeira da Mariana, a equipa da RFM vai ouvir os candidatos já inscritos. Há entrevistas e testes para perceber qual o à vontade dos candidatos em rádio, gravações que servirão para fazer uma pré-seleção entre 25 a 30 candidatos, depois uma nova ronda de entrevistas para encontrar os cinco finalistas. Estes irão fazer parte da equipa da manhã durante um dia, uma espécie de prova oral, fazendo uma promoção para incentivar ao voto do público. O vencedor será conhecido a 15 de fevereiro.
Durante quatro meses o vencedor do casting irá ocupar o lugar deixado vago por Mariana Alvim no Café da Manhã, em licença de maternidade. A apresentadora tinha sido selecionada em 2009 pela estação do grupo R/Com através de um processo de casting, para substituir temporariamente Carla Rocha frente aos microfones do programa da manhã da RFM. Venceu 600 candidatos para durante quatro meses fazer dupla com José Coimbra.
Até esta terça-feira são mais de 2 mil inscrições. "A estação é muito mais ouvida do que era antes, as redes sociais ajudam a propagar a iniciativa muito rapidamente e temos um nível de desemprego superior ao que tínhamos em 2009", justifica António Mendes. "A rádio também se tornou um meio mais sexy e apelativo. Penso que a combinação desses fatores ajudou a que mais que se duplicassem o número de inscrições", considera o diretor da RFM.
Em todo este processo a RFM conta com o apoio da Ranstad. A recrutadora vai estar no local dos castings com uma equipa de consultores para receber CV, bem como para dar conselhos de carreira (entre as 10h e as 23h). Assim, se não sonha com uma carreira na rádio, mas tem outro tipo de ambições, pode ainda participar no workshop (entre as 11h e 16h) da Ranstad sobre career counselling, com conselhos e dicas para uma gestão de carreira profissional.
A Randstad tem em Portugal 420 colaboradores internos e 30 mil pessoas a trabalhar diariamente e 2.15o posições de atendimento em 11 contact centers próprios. A recrutadora coloca trabalhos em posições temporárias e permanentes nas empresas, mas também em regime de outsourcing em funções de serviço ao cliente em contact centres (tem trabalho com Altice nos diversos contact centres que o grupo francês tem aberto em Portugal), fazendo ainda a seleção de quadros médios e superiores.