"Bonito, bonito é pedir um Favaíto" será uma das frases mais ouvidas nos próximos fins de semana na BelaVista. É que as miniaturas do moscatel Favaios chegaram ao Rock in Rio 2012 e vão ser, com a Cachaça 51 e a cerveja Heineken, claro, as bebidas oficiais do maior evento de música. Destronado foi o Licor Beirão, presença habitual nestes eventos de grande projeção entre o público mais jovem. . Este ano, o público será, assim, convidado a consumir os 'cocktails' de Favaíto, caso do 'Favaíto com tónica'. "No recinto, não se pode vender nada com teor alcoólico superior a oito graus e, por isso, estas bebidas só podem ser consumidas em em cocktails", afirmou ao Dinheiro Vivo a diretora comercial da Adega de Favaios. E os cocktails de Favaíto, seja com Água Tónica, com 7 Up, cerveja ou Ginger Ale, "estão muito em moda, sobretudo junto de uma fatia de público mais jovem", diz Gina Francisco. . O Favaíto é um vinho licoroso com características de aperitivo, produzido com 100% da casta de uva Moscatel Galego, na região do Alto Douro, de aroma fino, com notas de lima e amêndoa. . Líder de mercado em Portugal, foi lançado há menos de uma década, pela Adega Cooperativa de Favaios - concelho de Alijó - e já vendeu, desde então, mais de 30 milhões de unidades. . "O Favaíto é o nosso aperitivo, a nossa garrafinha em miniatura. Durante muitos anos foi um produto muito popular, mas regional. De há dois anos para cá, tornou-se moda, sobretudo entre os jovens", refere Gina Francisco. Que aponta a importância da campanha publicitária em televisão sob o slogan 'Bonito, bonito é pedir um Favaíto' para esta evolução. . "Tivemos um grande apoio das tunas universitárias, que começaram a criar canções em torno do nosso slogan e isto tem sido uma bola de neve, com a campanha a impulsionar muito outras faixas de consumidores", salienta a responsável da Adega. . Questionada sobre o valor do patrocínio, Gina Francisco não avança valores, até porque este foi negociado pela sua distribuidora - a Viborel, representante da Cachaça 51 e de várias outras marcas de bebidas. "De entre o portfólio de produtos da Viborel, foi entendido que o Favaíto e a Cachaça 51 eram os mais apropriados para o Rock in Rio", acrescenta. . Questionada sobre outros festivais de música, para já a marca de moscatel não tem planos para atacar esse segmento. "Vamos estar presentes na Volta a Portugal, regressando com o Favaios como patrocinador e bebida oficial , e vamos patrocinar uma concentração de Ferraris que acontecerá a 9 de junho no Douro. São 35 Ferraris que vêm passear à região e que receberemos na Adega para uma visita às instalações e ao centro de vinificação e para um almoço harmonizado com os nossos vinhos", adianta Gina Francisco. Foral da Vila e Casa Velha são os dois DOC Douro que a Adega de Favaios produz, além do vinho regional duriense Encostas de Favaios. . Com 550 associados e a festejar este ano o seu 60º aniversário, a Adega Cooperativa de Favaios faturou, em 2011, 10 milhões de euros, com um peso predominante do segmento de moscatel. E o crescimento e expansão da marca não se restringe, apenas, ao mercado nacional, já que as exportações cresceram, em 2011, 8%. "Já não exportamos apenas para o mercado da saudades. Temos clientes na Rússia, no Brasil, na China, e, claro, em mercados europeus como a Suiça, o Luxemburgo e a Alemanha. A tendência é de crescimento", diz Gina Francisco. . A entrada no mercado dos festivais, com este primeiro patrocínio ao Rock in Rio é encarado com "grande satisfação e a maior das expectativas", reconhece. "O Rock in Rio é um dos maiores eventos de música que se faz no país e concentra um grupo enorme de pessoas de faixas etárias diferentes. Durante cinco dias, elas vão conviver com o nosso slogan, tendo o produto disponível para prova. Isso vai-nos permitir chegar, muito rapidamente, ao consumidor final e acreditamos que o sucesso dessas provas se vai traduzir a médio e longo prazo", confessa. . E se vai ao Rock in Rio, não se esqueça: 'Bonito, bonito...'