As negociações foram longas, mas a Ryanair cumpriu a sua antiga ambição de começar a operar a partir da capital portuguesa..A partir desta terça-feira, a companhia aérea de baixo custo vai iniciar voos a partir de Lisboa rumo a Bruxelas na Bélgica, Frankfurt na Alemanha, Paris em França e Londres no Reino Unido. A partir de abril, a Ryanair começa a voar também para a capital irlandesa, Dublin..A transportadora irlandesa liderada por Michael O'Leary vai transportar mais de 400 mil passageiros por ano de e para a cidade de Lisboa, num total de 50 voos semanais. Para o início da operação, a empresa anunciou que iria proceder à contratação de 400 trabalhadores: Os próximos dias de recrutamento vão ter lugar a 6 de Dezembro e 10 de Janeiro em Lisboa, e a 9 de dezembro no Porto..A Ryanair começou a operar em Portugal há quase dez anos a partir de Faro. A operação no Porto foi iniciada dois anos depois.."Os consumidores portugueses/turistas poderão escapar agora à recessão e fugir às tarifas altas e sobretaxas de combustível da TAP, trocando para as tarifas baixas da Ryanair sem sobretaxas de combustível", disse em setembro o vice-presidente da Ryanair, Michael Cawley quando a abertura das rotas foram anunciadas..Leia também: As 7 coisas mais irritantes da Ryanair .A Ryanair oferece tarifas a partir de 25,99 euros para Londres (dois .voos diários) e Paris (quatro voos semanais), e a partir de 29,99 para .Bruxelas (quatro voos semanais), Frankfurt (três voos semanais) e Dublin. (um voo .diário)..Em janeiro deste ano, Michael O'Leary revelava a sua frustração em entrar no aeroporto de Lisboa, acusando o Governo de proteger a TAP e a ANA. "Só um ingénuo não vê que o Estado português tem estado a proteger a TAP e a ANA no aeroporto de Lisboa" e por isso é que, ao fim de "anos de negociações com a ANA, nunca se chegou a um acordo", disse então Michael O'Leary ao Dinheiro Vivo. .Meses mais tarde as negociações chegariam a bom porto com a nova concessionária do aeroporto de Lisboa, a francesa Vinci.