Saiba quais são os carros mais fiáveis do mercado

Publicado a

Mais de 29 mil condutores responderam ao nosso questionário sobre o

automóvel que conduzem. No total dos 5 países, obtivemos resultados para

187 versões.

Para construir o nosso índice de fiabilidade, utilizamos os resultados

ponderados das avarias. Consideramos ainda a idade do veículo e os

quilómetros percorridos. Assim, não penalizamos os veículos mais antigos

e os que percorrem mais quilómetros do que a média.

Saibas quais os automóveis mais fiáveis por tipo de veículo.

Citadinos e utilitários

Pequenos e fáceis de conduzir, são os veículos ideais para as deslocações na cidade. O campeão da fiabilidade é um automóvel cujo preço é tão pequeno como as suas dimensões: o Dacia Sandero 1500, a gasóleo, vendido a partir de novembro de 2008. O Renault Clio 1100 a gasolina, vendido entre 2005 e 2009, e os dois Toyota Yaris provam que nem só os carros novos são fiáveis. Já o irmão Renault Clio a gasóleo (vendido entre 2004 e 2005) surge nas últimas posições, em conjunto com a versão mais antigo, em venda entre 2001 e 2003.

Pequenos familiares

Estes modelos são, com frequência, a opção quando a família começa a aumentar: proporcionam mais espaço interior e dispõem de uma bagageira maior. Dois modelos híbridos da Toyota, que funcionam a gasolina e eletricidade, são os carros mais fiáveis. Uma das versões já só pode ser comprada em segunda mão. A Renault prova que o novo Mégane, na sétima posição, já ultrapassou os problemas de duas das versões mais antigas, situadas no final da classificação.

Familiares

Grandes, espaçosos e com motores potentes, os familiares são veículos mais indicados para viagens longas do que para o trânsito citadino. A Mercedes domina nas 10 primeiras posições da nossa classificação e nem sempre com modelos recentes. A prova está no Mercedes Classe C 2100 a gasóleo, à venda entre março de 2004 e fevereiro de 2007. Se procura um familiar usado, para um negócio mais em conta, este Mercedes e o BMW Série 3 2000 D, vendido entre 2005 e 2008, são opções a considerar.

MPV (veículos de utilização múltipla)

Versatilidade é o ponto forte destes modelos: bancos rebatíveis ou removíveis tornam estes veículos ideais para famílias grandes ou transportar objetos volumosos. A Renault destaca-se pela positiva e pela negativa na nossa classificação. Contudo, os modelos desta marca no grupo dos melhores são mais recentes do que os menos fiáveis, o que indica que a Renault resolveu falhas dos veículos mais antigos.

SUV

Estes veículos caracterizam-se por serem grandes, robustos e versáteis. O Peugeot 3008 1600 a gasóleo, vendido a partir de 2009, é o mais fiável do grupo. Ao contrário de categorias anteriores, duas versões do Toyota RAV-4 são as menos fiáveis.

Este artigo foi cedido pela DECO Proteste. Saiba mais informações aqui.

Saiba mais:

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt