Samsung faz 40 anos em Portugal e prevê fechar 2022 com faturação acima dos 400 milhões de euros

Portugal foi o primeiro mercado a que a Samsung chegou quando apostou na internacionalização da marca, há quatro décadas. Volume de negócios deverá chegar a níveis recorde pelo segundo ano consecutivo
Publicado a

A Samsung Portugal assinala esta terça-feira 40 anos de atividade em Portugal. A efeméride foi assinalada num evento no Capitólio, em Lisboa, com Nuno Parreira. Ao Dinheiro Vivo (DV), o responsável da divisão 'mobile' da subsidiária nacional, faz um balanço "muito positivo" do percurso da marca no país e diz haver a perspetiva de que, em 2022, a empresa fixará um novo nível histórico quanto ao volume de negócios em Portugal.

A marca sul-coreana viu a faturação em Portugal chegar perto dos 400 milhões de euros em 2021, um valor que deverá ser superado através de "um crescimento alavancado por produtos de maior valor acrescentado nas diferentes áreas de negócio". Apesar do atual contexto económico, o gestor acredita que 2022 será também um marco na história da Samsung em Portugal.

Nuno Parreira recorda que a subsidiária portuguesa foi a primeira da marca sul-coreana a estabelecer-se na Europa, assegurando que esse marco é hoje reconhecido pela casa-mãe, que olha para Portugal "com grande carinho".

Quanto à área de negócio mobile, reconhece que há desafios pela, admitindo que o último trimestre de 2022 acarreta "muita incerteza" para todo o setor. Ainda assim, está confiante na capacidade de resposta da Samsung, tanto em Portugal como em qualquer outra geografia.

"A celebração de quatro décadas de um árduo trabalho de um grande conjunto de pessoas que dedicam todos os dias o seu talento, conhecimento e tempo para responder às necessidades e expectativas tecnológicas dos portugueses é por si só um motivo de enorme orgulho", refere

"A única certeza que temos neste momento, e dadas todas as previsões mencionadas, é que Samsung vai continuar a apostar no crescimento e na diferenciação no mercado português com uma oferta cada vez maior de equipamentos e soluções inovadoras, e cada vez mais personalizáveis", acrescenta.

Sem revelar o que prepara a marca para enfrentar 2023, Nuno Parreira realça que a oferta a que se refere passa por dispositivos equipados com 5G, pelos smartphones da gama foldable (dobráveis), mas também pelos wearables e pela capacidade da marca em oferecer. Isto, sendo certo que o segmento premium é aquele que a marca mais aposta, atualmente.

Os 40 anos da Samasung em Portugal foram assinalados esta terça-feira, no Capitólio, com o reforçar da capacidade da marca em inovar. "Exemplo disso é o forte crescimento na ordem dos 90% na área de mobile nos últimos 10 anos em Portugal, um mercado cada vez mais inovador com a recém-chegada dos novos equipamentos dobráveis ou a clara aposta em terminais 5G, que perfazem 51% das vendas acumuladas do ano para unidades no nosso mercado".

Segundo informações partilhadas com o DV, em jeito de balanço de quatro décadas, só a área de televisão viu as vendas totais de equipamentos QLED triplicarem, nos últimos cinco ano, sendo hoje uma área de negócio "estratégica". Neste mercado, a Samsung Portugal lidera destacadamente no segmento de televisões premium e segmento acima das 65 polegadas. Paralelamente, também a área de eletrodomésticos, "tem sido uma escolha recorrente do consumidor português que faz da Samsung líder há 5 anos consecutivos no agregado das 6 principais categorias deste mercado", de acordo com a marca.

Ainda dentro das áreas de negócio da Samsung, a área de Soluções de Climatização, que celebra este ano 25 anos desde o início da comercialização em Portugal, tem vindo a crescer e a estar cada vez mais próxima de projetos de referência no nosso país com uma ampla oferta de soluções quer para o mercado residencial quer para o mercado comercial. A evolução e o cuidado com a sustentabilidade estão também muito presentes nesta área que está a apostar em soluções energéticas renováveis, no compromisso da redução do impacto ambiental.

"Ainda dentro das áreas de negócio da Samsung, a área de Soluções de Climatização, que celebra este ano 25 anos desde o início da comercialização em Portugal, tem vindo a crescer", lê-se.

No mundo digital, a marca dá conta que a loja online da Samsung, em Portugal, que foi criada em 2019, registou na primeira metade do ano uma duplicação da faturação, face a 2021 , "com o cabaz médio de compra (ou encomenda média) a subir dos 450 euros em 2021 para os 508 euros em 2022".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt