São 26 os concelhos acima do limiar de risco e com desconfinamento em risco. Veja a lista

São 26 os concelhos acima do limiar de risco de incidência da covid-19 (a semana passada eram 32), que podem não avançar com o desconfinamento (o que deve incluir também vários concelhos limítrofes) a 19 de abril caso a situação se mantenha na próxima avaliação do Governo, segundo o boletim epidemiológico divulgado.
Publicado a

Com a segunda fase do desconfinamento, a atenção fica desde já focada no aumento do R(t) - o índice de transmissibilidade R(t) - que agravou-se agora em Portugal Continental agravou-se para 1, ainda dentro do limite definido pelo governo para o desconfinamento, mas também nos vários concelhos do país.

António Costa definiu que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus - ultrapasse 1. A próxima revisão será a 19 de abril.

O boletim da Direção-Geral de Saúde divulgado esta segunda-feira revela que são agora 26 os concelhos com uma incidência cumulativa, entre 17 e 30 de março, acima dos 120 novos casos por 100 mil habitantes - uma queda dos 32 indicados no anterior relatório, mas ainda assim um registo elevado para o plano de desconfinamento, que pode ser atrasado não só nos concelhos que mantenham estes níveis mas nos limítrofes também - estimava-se há uns dias que podem ser mais de 80.

O primeiro-ministro explicou a semana passada que se "em duas avaliações sucessivas os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar novas medidas de desconfinamento".

Indicava também na quinta-feira, dia 1 de abril, que eram na altura 19 os concelhos acima do limiar de risco, sem esclarecer se os dados indicados eram mais recentes do que estes agora divulgados pela DGS.

Da lista, 18% dos concelhos portugueses têm uma incidência cumulativa a 14 dias igual a zero, um indicador que não indica totalmente se os municípios estão completamente livres de casos, mas permite concluir que a situação está controlada.

Os municípios que superavam os 240 casos por 100 mil habitantes a 30 de março (7):

Carregal do Sal
Machico - o único com 500 casos por 100 mil habitantes
Moura
Odemira
Portimão
Ribeira de Pena
Rio Maior

Já os concelhos entre 120 e 240 casos por 100 mil residentes nos últimos 14 dias a 30 de março eram os seguintes (19):
Alandroal
Albufeira
Beja
Borba
Câmara de Lobos
Cinfães
Figueira da Foz
Figueiró dos Vinhos
Funchal
Lagoa
Marinha Grande
Penela
Ponta Delgada
Ponta do Sol
Ribeira Brava
Santa Cruz
Soure
Vila do Bispo
Vimioso

A segunda etapa do chamado "desconfinamento a conta-gotas" começou esta segunda-feira, 5 de abril, em todo o território continental, sendo que a terceira fase está prevista para 19 de abril.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt