O Seat Leon foi eleito o melhor automóvel de 2014, ao vencer o prémio Carro do Ano, sucedendo assim ao Volkswagen Golf.
O modelo da marca espanhola bateu - nesta edição do Troféu Essilor Volante de Cristal - outros cinco finalistas de peso, como o Audi A3 Limousine, o Citroen C4 Picasso, o Mazda 6, o Peugeot 308 e o Skoda Octavia.
Também foram distinguidos os melhores automóveis nos diferentes segmentos. A BMW surge em destaque na edição de 2014, vencendo na categoria "executivo do ano" com o 320d Gran Turismo; o melhor "desportivo" com o 435i; e o melhor "ecológico" com o BMW i3.
Além do Carro do Ano, o Seat Leon também foi distinguido como "familiar do ano" e "carrinha do ano", com o modelo Seat Leon TDI 1.6 Style.
Destaque também para o Nissan Note 1.2 Acenta que arrecadou o prémio "citadino do ano", e para o Honda CR-V 1.6 Diesel que leva para casa o prémio "crossover do ano".
A recessão económica em Portugal tem fustigado violentamente o mercado automóvel em Portugal.
Apesar das vendas terem crescido 11,1% em 2013, 2012 foi o ano com o menor número de vendas nos 27 anos anteriores, desde 1985, segundo dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal).
No ano passado, a Renault manteve a sua liderança nas vendas, 12,9% do mercado total, seguindo-se a Peugeot, 9,76%, e com a Volkswagen a fechar o pódio, com 9,76% de fatia do mercado.
Este ano começou com um registo positivo, o que pode ser um bom prenúncio para 2014: em janeiro foram vendidos mais 31,9% de automóveis em comparação com período homólogo.
A BMW foi a marca mais vendida em Portugal no mês de janeiro, com um aumento de 57,3% face a 2012. Segue-se a Renault, Volkswagen, Peugeot, Mercedes e a Audi.