Segredo dos nomes esquisitos dos móveis Ikea?

O catálogo está cheios de artigos da linha Önskedröm, Hämta, Sinnerling ou Hänsyn, entre muitos outros, com nomes esquisitos e difíceis de pronunciar.
Publicado a

Como os artigos são criados por suecos, os clientes parecem não se importar quando se trata de olhar para o preço e funcionalidade. As exceções irão, eventualmente, para a linha de estantes Billy, um ícone da Ikea, não só pelos atributos acima referidos, mas, quem sabe, também pela simplicidade do nome.

Ou para a estante para TV Besta, que parece simples de pronunciar, mas cujo nome é difícil de escrever, pois o 'a' leva uma bolinha que, por exemplo, este teclado não permite fazer.

No entanto, houve quem quisesse saber um pouco mais sobre o modo como a marca sueca de mobiliário e decoração escolhe os nomes para os seus artigos, sobretudo aqueles que nos obrigam a enrolar a língua.

Suzy Strutner, editora associada de Lifestyle do The Huffington Post, pesquisou e descobriu que os artigos têm inspiração em pessoas, lugares ou coisas escandinavas, através de um sistema especial para o efeito.

Sofás, cadeiras e mesas, por exemplo, usam nomes de lugares suecos. Acessórios de cozinha são batizados de acordo como nomes de espécies de peixes ou cogumelos. O sofá Dagstorp, por exemplo, tem o nome de um memorial em granito da idade Viking, no sul da Suécia, enquanto o jogo de cama Smörboll recebe o nome de uma flor nativa das regiões frias do Hemisfério Norte.

Ao The Huffington Post, a porta-voz da Ikea EUA, explica que "tipicamente, o nome [dos artigos] é escolhido de uma base de dados mantido pelo Ikea Suécia". Mas pode acontecer que o "designer ou criador do produtor sugira um nome", diz.

Assim, as camas, armários e móveis de sala levam nomes de lugares norueguesas, enquanto os sofás, poltronas, cadeiras e mesas de jantar levam nomes de lugares suecos.

As estantes vão buscar a inspiração às profissões e nomes de rapazes escandinavos, tal como as mesas de escritório, cadeiras de mesa e cadeiras giratória. Já os tecidos e cortinados inspiram-se nos nomes das meninas escandinavas.

O mobiliário de jardim vai buscar os seus nomes às ilhas escandinavas e os tapetes aos nomes de lugares dinamarqueses, enquanto os nomes dos artigos para crianças são inspirados em mamíferos e aves.

A área de iluminação, muito importante para a Ikea, inspira-se nas unidades de medição, estações do ano, meses, dias, transportes, termos náuticos e nomes de lugares suecos.

A lista continua e pode ser conferida aqui. Depois experimente consultar o Catálogo Ikea 2016, que tem a cozinha como temática central, para perceber se vai olhar para todos aqueles nomes de forma diferente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt