A seguradora belga Ageas admite ir às compras no mercado português caso haja nova consolidação no sector. "Se for benéfica para o grupo podemos fazer novas aquisições", adiantou Steven Braekevelt, CEO da Ageas Europa Continental e country Head da Ageas Portugal, ao Dinheiro Vivo à margem da apresentação da nova marca dos ativos Axa..O grupo belga fechou em agosto do ano passado a compra dos ativos da Axa Portugal no ramo vida e da Direct por 190,8 milhões de euros, reforçando a presença do grupo segurador em Portugal, mercado onde já opera desde 2005 através do grupo Ocidental - que inclui as marcas Ocidental Seguros, Ocidental Pensões e Médis - e através de uma joint-venture com o Millennium bcp para o negócio de vida..Com a aquisição da Axa Portugal o grupo belga passa a ser a segunda maior operadora em Portugal e espera aumentar para 14,4% no setor segurador da não vida para 14,4%, passando a ser o segundo maior grupo segurador a operar no mercado português em termos de prémios, logo a seguir à Fidelidade, e a terceira maior seguradora do ramo Não Vida..Portugal é o segundo maior mercado europeu para o grupo segurador belga, que com a entrada da Axa e dos seus cerca de 700 colaboradores passa a ter 1400 trabalhadores no mercado nacional. No mundo são cerca de 1300 colaboradores espalhados por 13 mercados. "A ambição é crescer", reforça Braekeveldt quando questionado se neste momento a equipa está fechada, depois do corte de 10% feito pela Axa no número de trabalhadores antes de vender a operação em Portugal. Mas, o objetivo é "ser lucrativo" e caso isso não suceda admite medidas de ajustamento..Braekeveldt admite "sinergias inteligentes" com outras operações do grupo em Portugal, mas não avança nenhum valor. "É demasiado cedo", diz apenas, lembrando que o grupo acabou de assumir a operação da Axa Portugal. A operação só ficou concluída no início de abril depois de obter a luz verde dos reguladores..Ageas Seguros é a marca com que em Portugal o grupo vai operar os ativos até aqui comercializados pela Axa Portugal. A marca é uma adaptação local, feita pela Havas, da marca do grupo que vai ser comunicado a partir de agora e durante três semanas numa campanha multimeios a nível nacional, sob o mote "Um mundo para proteger o seu".