Seleção nacional ganhou 15,5 milhões de euros no Euro 2012

Publicado a

A derrota de Portugal em penaltis contra Espanha, detentora do Campeonato Europeu, pode ter sido dolorosa mas a Federação Portuguesa de Futebol vai voltar para Lisboa com mais 15,5 milhões de euros no bolso.

A UEFA tinha para distribuir no início do campeonato realizado na Polónia e na Ucrânia 196 milhões de euros, um valor superior aos 184 milhões distribuídos no anterior torneio em 2008 na Áustria e na Suíça.

Os prémios que vão ser pagos aos jogadores da selecção vão ser uma percentagem retirada das verbas ganhas durante o europeu.

As 16 equipas participantes receberam um prémio inicial de 8 milhões de euros. Cada vitória na fase de grupos valia 1 milhão de euros e um empate meio milhão. Depois da derrota contra a Alemanha e as vitórias contra Dinamarca e Holanda, a selecção prosseguiu para os quartos de final com 10,5 milhões de euros no bolso.

Ao qualificar-se para a fase com as oito melhores equipas na fase de grupos, Portugal recebeu mais 2 milhões. A eliminação da República Checa e passagem às semi-finais equivaleu a mais um cheque de 3 milhões de euros, perfazendo um total de 15, milhões de euros. Se a equipa lusa tivesse batido La Roja em penaltis, podia ter trazido para casa mais 4,5 milhões de euros, se perdesse contra a Alemanha ou Itália, ou 7,5 milhões, se vencesse a final em Kiev, na Ucrânia.

A equipa que erguer o troféu Henri Delaunay, o primeiro secretário-geral da UEFA que teve a ideia de organizar o campeonato europeu, vai arrecadar no total 23,5 milhões de euros.

A UEFA também decidiu atribuir neste campeonato um milhão de euros às equipas que terminem em terceiro lugar na fase de grupos. "Isto vai servir como incentivo se as duas equipas que passam aos quartos de final já estiverem qualificadas", segundo a UEFA.

A selecção alemã foi a única equipa até agora a arrecadar todos os prémios, depois de ter vencido o "grupo da morte, com três vitórias. Ao todo, a mannschaft já ganhou 16 milhões de euros, Espanha e Portugal tem 15,5 milhões e Itália tem 15 milhões.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt