
A startup portuguesa Sensei, primeira tecnológica a inaugurar lojas totalmente autónomas na Europa e no Brasil, anunciou esta quarta-feira que captou uma ronda de financiamento Série A, no valor de 15 milhões de euros, para consolidar a sua presença europeia. Já com 34 pontos de venda ativos autónomos em Portugal, para clientes como Sonae, Galp, Brisa/Colibri, NOS, e outros, a empresa prevê a criação de mais mil nos países onde já tem presença e a entrada em novas geografias no centro e norte da Europa até 2026.
A ronda liderada pela portuguesa BlueCrow Capital, e com a participação da Lince Capital, da Explorer Investments, e do fundo de investimento latino-americano Kamay Ventures, que pertence à Coca-Cola company e ao Grupo Arcor, vai permitir à Sensei crescer nos mercados de Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil, onde já está presente, e acelerar a expansão europeia, explica a empresa em comunicado. Está prevista também a abertura da maior loja autónoma do mundo, no próximo semestre.
“Portugal foi o primeiro mercado em que implementámos a solução tecnológica da Sensei e, por isso, parece-me que se trata de uma geografia em que existe, sim, uma enorme sede de tecnologia, disrupção”, explica ao Dinheiro Vivo Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei. Neste sentido, a startup pioneira europeia em tecnologia para retalho autónomo tem estabelecido parcerias estratégicas que materializam a presença no mercado nacional, como é o caso da Galp, que leva a experiência Sensei aos novos e modernos escritórios Allo, em Lisboa, ou da Brisa, que implementou a tecnologia nas suas estações de serviço, com loja e cabinets. “Evidentemente, assistimos ainda ao desenvolvimento de uma tecnologia muito inovadora e, por isso, que é alvo de alguma estranheza - mas também vista com enorme curiosidade - por parte do público em geral”, acrescenta.
Atualmente com uma equipa de 70 pessoas, com este financiamento a Sensei vai reforçar também o número de colaboradores em 30% no próximo semestre, para garantir um crescimento estável e assegurar o acompanhamento operacional dos clientes.
Evitando as incómodas filas de pagamento, “a Sensei, através de visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial, oferece uma experiência de loja idêntica à habitual (mercearia, frutas e vegetais a peso, padaria ou mesmo máquinas de café self-service)”, mas totalmente autónoma, explica a empresa. Como fator diferenciador dos concorrentes, o cliente tem acesso, em tempo real, à lista de compras para pagar em loja. Esta tecnologia permite que o cliente chegue ao final das suas compras e, “magicamente”, tenha acesso à lista de compras no ecrã, dispensando o registo manual de cada produto. Depois, é só pagar, com recurso ao cartão, dinheiro ou app. E isto tudo garantindo a privacidade do cliente durante as suas compras.
Para os comerciantes, as vantagens também são significativas porque permite poupanças de recursos nas linhas de caixa de pagamentos e permite melhor gestão de stocks, já que todos os produtos são automaticamente contabilizados no sistema.
Aposta nos mercados externos
“A inteligência artificial, como assistimos nos últimos meses com o sucesso do ChatGPT, em termos gerais, e nos vários setores, está a transformar diversas indústrias, e na BlueCrow acreditamos que o retalho é uma das maiores oportunidades e está prestes a ser disrumpida”, explica António de Mello Campello, partner da BlueCrow Capital, em comunicado. “A Sensei tem demonstrado ser uma das melhores do setor, tem feito um percurso longo e de grande desenvolvimento nos vários setores associados a esta transformação, com potencial real para liderar o retalho autónomo a nível mundial.”
É justamente a olhar para a internacionalização que a Kamay Ventures aposta na tecnológica portuguesa, como explica no mesmo comunicado Gabriela Ruggeri, managing partner do fundo de venture capital. “Acreditamos na equipa liderada por Vasco Portugal para consolidar o crescimento e a presença da Sensei no setor do retalho autónomo, bem como para expandir a solução tecnológica desenvolvida pela empresa na América Latina, consolidando a sua influência no setor”.
A acompanhar esta ronda de financiamento estiveram também dois investidores da Sensei desde a ronda Pre-Seed, em 2017: a Techstars Ventures – fundo de investimento americano – e a Metro AG – multinacional alemã que opera lojas de cash&carry em mais de 58 países. Juntaram-se ainda, como business angels, Diogo Mónica, presidente do unicórnio americano Anchorage Digital, e João Graça, cofundador e CTO da Unbabel.
Fundada em 2017 por Vasco Portugal, Joana Rafael, Nuno Moutinho e Paulo Carreira, a Sensei já angariou um total de 21 milhões de euros em financiamento de capital de risco.