O acordo confirma a aposta da SIC em duas linhas de ficção nacional ao longo dos próximos anos e define as equipas das duas empresas que trabalharão em conjunto para a definição e acompanhamento dos projetos.
Sobre o acordo, Francisco Pedro Balsemão diz que a "ficção nacional, que tem contribuído para os bons resultados em prime time, é um pilar estratégico da programação da SIC". Por isso, continua o CEO da Impresa, "era para nós fundamental reforçar a nossa ligação à SP Televisão, produtora que muito tem contribuído para o sucesso da SIC e do Grupo Impresa". E "continuar a oferecer aos nossos espectadores os melhores e mais inovadores conteúdos de ficção em português", remata.
Já António Parente, presidente do Conselho de Administração da SP Televisão, diz que o acordo "constitui a aposta incondicional da estação, num segundo horário de novela, o que vem criar as condições necessárias para uma evolução na qualidade e desempenho da ficção Portuguesa que produzimos."
O mesmo responsável frisa que cabe à SP Televisão "reconhecer e sobretudo responder a este novo desafio com toda a nossa capacidade criativa e estreita colaboração, no sentido de continuarmos a apoiar a liderança da estação neste segmento."
Em comunicado, a SIC recorda a ligação da SP Televisão com a SIC. Tudo começou e 2008, com a produção de "Podia Acabar o Mundo". As novelas "Lua Vermelha" e "Perfeito Coração" vieram a seguir e, em 2010, estrearam "Laços de Sangue”, vencedora do Emmy Internacional para melhor telenovela.
Seguiram-se as novelas "Rosa Fogo", "Dancin’ Days", "Sol de Inverno", "Mar Salgado", "Coração D’Ouro" e "Poderosas". Em breve, fruto da ligação entre SIC e a SP Televisão, estreará nos ecrãs portugueses "Rainha das Flores".
A SIC recorda ainda que muitas destas produções foram depois vendidas para o mercado internacional. É o caso de "Lua Vermelha" vendida para o México, Equador, Panamá, Porto Rico e Venezuela. Já o "Perfeito Coração" foi comprado pela Rússia, Bielorrússia e Paquistão, enquanto "Rosa Fogo" foi vendida para seis territórios, tendo estado focada, no último ano, na distribuição internacional de "Laços de Sangue", que foi exibida pela Rai Uno, um acordo histórico para a ficção em Portugal, e em Angola, por exemplo.
Em 2016, a SIC tornou-se no primeiro canal nacional a possuir novelas no Netflix, tendo "Lua Vermelha" e "Rosa Fogo" sido as primeiras. Mais recentemente, estreou no Netflix "Mar Salgado".