Nas novas medidas anunciadas por António Costa, além de ter sido reposta a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana até porque a circulação neste fim de semana só foi reduzida em 20%, também se ficou a saber que todos os estabelecimentos de qualquer natureza devem encerrar às 13h aos fins de semana.
A excepção é o retalho alimentar, que pode ficar aberto até às 17h e onde se incluem os supermercados.
Já durante a semana o fecho obrigatório de todos os estabelecimento que podem abrir nesta altura têm de fechar até às 20h. Voltam a haver assim limites ao funcionamento de comércio.
Para evitar a circulação das pessoas, o Governo também vai proibir os saldos, promoções e liquidações que promovam deslocações.
Em destaque estão também o encerramento das universidades séniores e dos centros de convívio.
Para levar a maior responsabilização para que as empresas cumpram o teletrabalho, "todos os trabalhadores que tenham de ir ao local de trabalho precisam de uma credencial para o efeito", diz o primeiro-ministro, que anuncia que "todas as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores, têm de enviar lista nominal de todos os trabalhadores cujo trabalho presencial é indispensável".
Estas medidas ainda não têm data definida, mas tudo indica podem entrar em vigor entre quarta e quinta-feira.