
É a olhar para as crescentes necessidades de hoje de requalificação profissional, no contexto de reskilling e upskilling, que a fintech FLOA, filial do BNP Paribas, está a acompanhar as oportunidades de financiamento na educação com a ambição de se tornar líder.
“A nossa missão é garantir que o financiamento da educação se torne mais acessível e adaptado às exigências do mercado atual”, explica ao Dinheiro Vivo Alexandre Carrera Lejeune, responsável da FLOA da Península Ibérica. “Tentamos apresentar soluções que possam responder tanto aos profissionais das áreas que procuram especializar-se, como aos profissionais que procuram mudar de área. Nesse sentido, tem-se identificado uma maior procura por formação contínua e técnica e trabalhamos para oferecer soluções financeiras que permitam o acesso à educação sem sobrecarregar os orçamentos familiares.”
Em Portugal, a FLOA já alcançou parcerias com a Code For All, que oferece formações a pessoas que procuram uma reconversão profissional, com quem já trabalham há cerca de um ano, e, mais recentemente, com a Wall Street English, uma escola de inglês. Estão, no entanto, em negociações “avançadas” com novos parceiros, a quem pretendem oferecer mais flexibilidade de pagamentos aos seus clientes, reforçando a presença da fintech no setor de educação no país.
“O elevado custo inicial pode ser um obstáculo para muitas pessoas iniciarem a sua formação”, destaca Alexandre Carrera Lejeune. “A solução da FLOA oferece flexibilidade, permitindo aos portugueses distribuir os seus gastos de forma equilibrada ao longo de 90 dias. Isso ajuda-os a concretizar os seus projetos pessoais ou profissionais.” Esta solução de financiamento, à semelhança do que já acontece em outros setores de atividade, nomeadamente no comércio, permite fracionar o pagamento em três ou quatro prestações, sem juros para o cliente – e com resposta imediata no processo de adesão.
“Acreditamos que investir em formação é essencial para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e fazer face à competitividade do mercado de trabalho”, explica o responsável da FLOA da Península Ibérica, justificando a aposta neste segmento. “Sendo uma empresa que opera com tecnologia de ponta e está em constante evolução, reconhecemos a importância de tornar a educação mais acessível financeiramente. Temos um forte compromisso em disponibilizar oportunidades de aprendizagem acessíveis e relevantes, permitindo que mais pessoas possam investir na sua formação, seja num âmbito pessoal ou profissional, de forma mais sustentável e inclusiva.”
Educar os consumidores para o crédito
Com cada vez mais opções de pagamento fracionado a entrarem no mercado português, uma das grandes necessidades que existe é a de aumentar a literacia financeira dos portugueses. Opinião que é partilhada por Alexandre Carrera Lejeune: “É, sem dúvida, essencial que os consumidores façam escolhas informadas e responsáveis, a todos os níveis e, para tal, é crucial que os consumidores tenham acesso e percebam todas as ferramentas que existem e que lhes permitem fazer escolhas que promovam uma estabilidade financeira, que lhes dê capacidade de fazer face a uma despesa inesperada ou, simplesmente, que ajudem a gerir melhor o orçamento mensal.”
A ambição da FLOA é liderar o mercado europeu de métodos alternativos de pagamento, com o suporte do grupo BNP Paribas, e trazer inovação contínua ao setor de pagamentos fracionados, explica o mesmo responsável. “O nosso objetivo é fornecer este serviço valioso [de pagamento fracionado na educação e formação] ao maior número possível de parceiros, permitindo que os clientes iniciem os seus projetos educativos nas mais variadas áreas”, acrescenta.
Em relação ao posicionamento no mercado português, Alexandre Carrera Lejeune explica que há ainda um caminho a percorrer a explicar ao consumidor nacional de que forma é que este método de pagamento pode servir as suas necessidades. “A Floa foi recentemente lançada na Península Ibérica pelo que ainda estamos a posicionar e desmistificar os preconceitos associados ao pagamento fracionado. O nosso desafio, portanto, é acelerar a nossa expansão, sendo que já celebramos parcerias com grandes empresas nos mais diversos setores. Com o apoio do BNP Paribas, continuaremos a reforçar a nossa posição com novas importantes novas parcerias”, conclui.