Sou formada em Educação Física e quero trabalhar na região do Pacífico. Como devo procurar emprego?

Publicado a

Procura emprego fora de Portugal? Sempre sonhou ter uma experiência numa capital europeia? Gostava de aprender a explorar os novos mercados africanos? Ou simplesmente quer alargar o seu portefólio de clientes a empresas estrangeiras?



Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba diariamente todas as novidades de emprego.



Questão: Tenho 32 anos e sou licenciada em Educação Física (infelizmente, porque é uma área sem muita saída). Neste momento encontro-me desempregada e tenho procurado trabalho no estrangeiro (Austrália, Singapura, Macau), mas até agora não obtive qualquer resposta aos currículos enviados. Por isso gostaria de perguntar se existe algum site - visto serem tantos, que não consigo selecionar o mais adequado - e alguma "técnica" especial para concorrer. Muitas vezes, o que acontece é que tenho que ter um visto, residência ou exigem outra obrigação, e estando aqui em Portugal é quase impossível concorrer. Será muito arriscado deslocar-me a estes sítios sem emprego?? ?Luísa Roboredo

Existem sites internacionais especializados na procura de emprego para a área do desporto, como o GlobalSportsJobs, que mostram vagas disponíveis em associações desportivas e recreativas em diversas partes do mundo. Atualmente existem 10 ofertas para a região do Pacífico, alguns na Austrália mas a maioria na China.

Outro site de emprego importante para esta região é o JobsDB, que abarca todas as áreas profissionais. Ainda durante o dia de ontem, foram publicadas as vagas para professores de ginástica para uma escola internacional em Singapura (pode concorrer diretamente através do site da escola aqui).

Se a sua prioridade é a Austrália, o site My Future pode ser uma boa ajuda. Funciona como uma base de dados de profissões, e para cada uma delas, indica: a entidade corporativa que a representa, os salários mais frequentes e os sítios onde deve procurar vagas de emprego. Como exemplo, pode consultar o perfil do professor de Educação Física, aqui.

Se pensa emigrar para esta zona do globo e ainda assim conseguir fazer valer a sua formação universitária, deve considerar uma especialização em atividades ao ar livre. Austrália e Nova Zelândia estão no topo dos destinos mundiais no que toca a desportos ao ar livre e existem muitas oportunidades, temporárias ou não, para monitores deste tipo de atividades, seja para crianças como para adultos.

Tal como referiu, é muito difícil conseguir um emprego sem visto de residência e é impossível ter um visto de residência sem ter uma entidade empregadora que a patrocine. A melhor opção neste caso é usufruir dos três meses de visto para turista para fazer contactos diretamente no país ou participar em algum programa de emprego sazonal em atividades ao ar livre, que lhe permita chegar já com algum trabalho, ainda que seja voluntário ou mal remunerado, e a partir daí, procurar um empregador que lhe ofereça um contrato e a documentação para o visto. É impossível fazer este trabalho desde Portugal. Um dos sites onde pode encontrar ofertas de emprego para esta área é o AdventurePro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt