
Dois veterinários com perfis muito diferentes, mas complementares, juntaram-se para ligarem em tempo real, através da plataforma SpecialVet, as clínicas veterinárias com consultas generalistas aos especializados em ambulatório, como cardiologistas, endocrinologistas, ortopedistas, dermatologistas, anestesistas e tantos outros. A primeira versão desta tecnologia tem estreia marcada na Web Summit.
Com 14 anos de prática veterinária, Natalina Silva especializou-se em cardiologia e ecografia abdominal. Há cerca de três anos, ao aperceber-se que havia muita procura pelos seus serviços e de outras especialidades, por parte de clínicas pequenas e até de alguns hospitais que não tinham esse tipo de especialidade interna, criou a sua própria empresa, para este serviço ambulatório. A grande dificuldade com que se deparou foi de gestão de agenda das equipas, dos horários e das rotas, para otimizar da melhor forma o trabalho dos profissionais. O facto de não haver nenhuma tecnologia no mercado que permitisse fazer as marcações dos serviços pelas próprias clínicas e hospitais, automatizando este procedimento, tornou-se depressa num grande sorvedouro de tempo e de recursos.
"Nas clínicas, às vezes surge esta dificuldade de saber quem é que vão chamar na área da dermatologia, da cardiologia, etc, e vão aparecendo pedidos no grupo que nós temos de fórum formal do Facebook: Quem faz dermatologia na área de Coimbra? - por exemplo. Quase todos os dias surgem esses pedidos neste grupo com quatro mil profissionais", conta Natalina.
O mesmo se passa com Ruben Mendes. Formado em Veterinária há mais de 20 anos, ainda estava a terminar o curso quando percebeu que o seu futuro não passava pela prática clínica: optou pela consultoria de gestão de clínicas. Uma das suas missões é precisamente otimizar processos de logística, de venda, de operações. É como o próprio diz: "os veterinários que têm as clínicas normalmente querem ser veterinários, não querem ser gestores". É nessa parte que Ruben entra, e pela sua experiência percebeu que havia uma lacuna por preencher.
"Às vezes é tão complicado encontrar um especialista que vá a determinadas zonas, que vá a uma determinada clínica, que tenha disponibilidade de horário. E esta solução que estamos a preparar tudo acontece em tempo real. O dono do animal está com o veterinário ao lado dele e consegue dizer 'para quando é que quer marcar? Para a próxima semana? Deixe-me ver aqui o horário disponível. Olha, eu consigo ter cá um dermatologista quinta-feira às dez da manhã'. E então marca no momento. Não tem que esperar para mandar uma mensagem ao dermatologista, ver quando é que o dermatologista tem disponibilidade, confirmar que o tutor tem disponibilidade. Nessa altura voltar a avisar o dermatologista. Portanto, é aqui um cruzamento de necessidades e tempo perdido a ligar um ao outro que nós conseguimos solucionar. Estamos tão entusiasmados com isto e achamos, temos a certeza que isto não é só para Portugal", explica Ruben Mendes.
Fundada por veterinários, com apoio de uma equipa de especialistas em tecnologia, a startup SpecialVet promete trazer maior eficiência e rapidez no agendamento de consultas ou exames com diferentes especialidades. Desta forma, a plataforma otimiza em tempo real a agenda do veterinário, preenchendo horários de forma inteligente com base na sua disponibilidade, especialização, localização (através de um interface com o Google Maps) e outros parâmetros personalizados. Mas não só, permite aceder a todos os processos clínicos de forma integrada, incluindo a comunicação com os veterinários especializados, garantindo o acompanhamento contínuo do dono do animal.
No fundo, esta solução tecnológica gere o ciclo de vida das marcações, processo clínico, pagamentos e até telemedicina, tudo isto tirando partido de processos de inteligência artificial. Para os fundadores desta startup, o modelo de funcionamento da plataforma permite escalar para mercados internacionais, o que fará com que se direcionem já para Espanha, permitindo uma abrangência maior de funcionamento em toda a Península Ibérica.
No futuro, o modelo de negócio será assente nas transações feitas através da SpecialVet. Mas, por agora, a plataforma estará aberta e disponível sem custos adicionais, também para fazer crescer a rede de clínicas e de profissionais aderentes.
A SpecialVet junta-se à Web Summit, que este ano se realiza de 11 a 14 de novembro em Lisboa, como uma das Startups Alpha. É neste que é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo que será disponibilizada a primeira versão da plataforma para profissionais do setor.