Starbucks lança fundo de cinco milhões de dólares para criar emprego

Publicado a

A cadeia de cafés Starbucks vai lançar um fundo de cinco milhões de dólares para ajudar à criação de emprego nos Estados Unidos. O CEO da empresa, Howard Schultz, indicou a falta de liderança em Washington como justificação para a iniciativa.

O fundo "Create Jobs for USA" será lançado em parceria com o grupo Opportunity Finance Network, que reúne instituições financeiras privadas que fornecem empréstimos com baixos juros para pessoas com poucos rendimentos.

"As empresas e os líderes empresariais precisam de fazer mais, não podemos esperar por Washington", disse Schultz, em entrevista à Reuters. O responsável acredita que as pequenas empresas são um motor de crescimento do emprego que está estagnado e disse que os empreendedores têm de ter acesso a crédito, para que possam voltar a contratar.

Schultz protagonizou uma reestruturação na cadeia Starbucks, que incluiu o encerramento de 600 cafés nos Estados Unidos e muitos despedimentos. Em Agosto, causou polémica ao pedir que os donativos para a campanha de Obama e de membros do congresso fossem suspensos até que se chegasse a um acordo "justo, bipartidário" sobre a dívida soberana do país.

Já o CEO da OFN, Mark Pinsky, disse que a sua rede de instituições está a fazer o maior número de empréstimos possível durante a crise, que já causou um despedimento por cada seis trabalhadores. "A nossa esperança é que isto ajude a gerar uma nova atitude sobre o que é possível", disse Pinsky.

No final do ano fiscal de 2010, a Starbucks tinha 107 mil empregados em todo o mundo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt