Nomeada pela Comissão Europeia, que tem pedido vários manifestos por toda a Europa, a Beta-i foi a escolhida para criar o manifesto adaptado à realidade empreendedora portuguesa, em parceria com a Startup Europe.
O Portuguese Startup Manifesto é uma espécie de "overview" do ecossistema em Portugal que, além de abordar todos os desafios que as startups têm no país, vai ser responsável por fazer propostas para que o ecossistema evolua. "A ideia é algumas dessas propostas e sugestões sejam implementadas", explica fonte da Beta-i ao Dinheiro Vivo.
O documento do Manifesto, ainda em preparação, será entregue à Comissão Europeia, e apresentado em junho em Berlim, durante o evento da Startup Europe. Entre alguns dos temas a tratar estão a diminuição das burocracias, incentivos fiscais, parcerias com universidades e até a facilitação de processos de visto para empreendedores estrangeiros.
Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e diretor da Startup Braga, o co-fundador da Zaask Luís Martins, Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces, Marco Fernandes, presidente e CEO da Portugal Ventures e Stephan Morais, da Caixa Capital, são alguns dos subscritores do Manifesto. Estes e outros nomes que integram a rede de embaixadores do Manifesto, entre empreendedores, investidores e outros players do setor, irão integrar a lista de convidados para os Meetups à volta do tema, um pouco por todo o país. O primeiro já tem data: 17 de fevereiro, no Porto.
Mas o Manifesto não será apenas uma soma de ideias: todas as vontades são bem-vindas. Por isso, a equipa que está a trabalhar na preparação do documento desafia todos os fazedores a sugerir temas e prioridades, através da hashtag #PTStartupManifesto.
Siga as novidades do Manifesto aqui.