A tecnológica portuguesa ITCenter vai iniciar a sua internacionalização pelo mercado angolano, onde vai abrir até ao final deste mês um escritório em Luanda e participar na criação de um 'call center' para dar informações sobre os voos nos aeroportos angolanos.
"A entrada no mercado angolano foi potenciada pela parceria com a Innodata Call Center Solutions, uma empresa do grupo angolano Ngamanda, que tem como principal área de actuação a exploração de 'call centers'", avançou hoje em comunicado a empresa portuguesa.
"O primeiro projeto conjunto em Angola da ITCenter [uma empresa especializada em soluções inovadoras sobre tecnologias 'open source', isto é, programas que têm código aberto, mas que pertencem a quem os desenvolveu e criou] é um 'call center' para os aeroportos angolanos que vai ser criado no início de Novembro", explicou o chefe do departamento de tecnologia da ITCenter, Ruben Sousa.
A empresa portuguesa, que não quis por agora dar mais pormenores sobre o projeto do 'call center' para os aeroportos de Angola geridos pela ENANA -- Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, esclareceu à agência Lusa que o objetivo é dar informações aos passageiros sobre os voos, nomeadamente, se as partidas ou as chegadas estão atrasadas.
O 'call center', que deverá localizar-se em Luanda, é o primeiro projeto da ITCenter, empresa que pretende expandir o negócio internacionalmente com vista "a criar valor a nível global".
"A curto prazo, o negócio internacional deverá representar 30% do volume de facturação da empresa portuguesa", esclareceu Ruben Sousa, adiantando que "os contactos e as oportunidades de negócio vão ser potenciadas pela Innodata e a ITCenter. Esta última vai disponibilizar o 'know-how' e as soluções tecnológicas necessárias", salientou.
"A internacionalização sempre esteve presente nos objectivos da ITCenter. O investimento que estamos a realizar em Angola é crítico não só por estarmos a iniciar a estratégia internacional, mas porque este país é, actualmente, um dos principais mercados emergentes e de maior crescimento", concluiu Ruben Sousa.
A empresa portuguesa foi constituída em 2003 e localiza-se em Santa Maria da Feira, no norte de Portugal.