TedTalks: 7 lições de empreendedores

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O mundo Ted é um mar de lições e histórias inspiradoras. Reunimos sete

vídeos, dos quais pode retirar preciosas lições e, assim, melhorar a sua

vida profissional, seja um CEO ou o mais comum dos mortais entre os trabalhadores.

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Miguel Gonçalves

Quem não se lembra da sua primeira aparição no Prós e Contras, na RTP? Miguel Gonçalves é um empresário licenciado em Psicologia, que criou uma

agência de criatividade, a Spark. O entusiasmo é o seu cartão-de-visita. O

empreendedor considera que não há mal nenhum em querer-se "ser o melhor do mundo".

Quem quer, até devia ser aplaudido. "A instabilidade é a nova estabilidade", disse.

A sua participação na TEDxO"Porto, tal como a presença no programa da RTP,

tiveram um grande impacto nas redes sociais. O empresário até contou as

histórias de vida de Abraham Lincoln - presidente dos Estados Unidos entre 1861

e 1865 - e José Mourinho para inspirar a plateia.

Larry Smith

É professor de economia na

Universidade de Waterloo há mais de trinta anos. O seu contributo na TEDxUW

parece retirado de um filme. Inspirador, sarcástico, sem medo de colocar o dedo

na ferida. "Por que razão não vai ter uma grande carreira", é o tema da sua apresentação.

Para Larry Smith é simples: só tem uma grande carreira quem faz o que

realmente ama; quem não foi atrás dos seus sonhos arranja desculpas.

Larry Smith tem um dom para

contar histórias e agarrar a audiência. Aqui fica um highlight da sua apresentação que arrancou gargalhadas: "Paixão e interesse não são a mesma

coisa! Vocês vão mesmo chegar à vossa cara-metade e dizer "casa comigo! És tão

interessante..."?"

Thomas Suarez

E que tal receber lições de

empreendedorismo de um rapaz de 12 anos? Thomas Suarez é um programador de aplicações

que aprendeu a fazer tudo sozinho. Sim, sozinho. A sua inspiração é Steve Jobs,

o antigo CEO da Apple. Suarez criou um Clube das Aplicações na escola, que é

patrocinada por um professor, para ensinar outras crianças e jovens curiosos a

criar as suas aplicações. O discurso parece de alguém com 20 anos de carreira, arrojado

e com visão, mas o sorriso inocente de criança ainda lá está... principalmente

quando afirma que, nos dias que correm, os jovens percebem mais de tecnologias

do que os seus professores. O vídeo da sua participação na TEDxManhattanBeach já

teve mais de um milhão de visualizações.

Derek Sivers

Bastam três minutos para

Derek Sivers nos deixar a pensar. A sua tese é simples: quem partilha as suas

maiores ambições tem a tendência para não as concretizar. Segundo o orador,

quando partilhada uma grande ambição, e valorizada pelos seus amigos ou familiares,

a mente é enganada e assume que o objetivo está cumprido. Quantas vezes já

partilhou com os seus amigos que tenciona começar a correr todos os dias para

ficar em forma? Ou começar um projeto inovador? Quantas vezes o feedback

foi maravilhoso? Quantas vezes o resultado não foi o melhor ou nem arrancou com a ideia? Bom, o melhor é manter os seus

grandes objetivos em segredo. E isto também conta para a sua carreira. Ser

ambicioso não é sinónimo de falar muito, é muito pior não cumprir algo que

prometeu...

Também é certo que há quem

goste de partilhar um objetivo para impor uma pressão exterior, um sentimento

de compromisso, que colocará em causa a sua honra caso não cumpra o prometido. O

vídeo já foi visualizado por quase dois milhões de pessoas.

Cameron Herold

"Estou disposto a apostar

que sou o tipo mais burro desta sala", assim começa a apresentação de Cameron

Herold, na TEDxEdmonton. Herold, que prepara e ajuda a formar empreendedores

por todo o mundo, deseja que os pais e professores estejam mais atentos ao

talento das crianças, logo ele que era mau aluno, segundo as suas

palavras. Quando era miúdo ganhou um concurso de oratória. Herold lamenta

que, em vez de lhe arranjarem um coach

para essa área, arranjaram um explicador para o que ele era péssimo: língua francesa.

O primeiro negócio? Foi aos sete anos, como vendedor de cabides, negócio que lhe

ensinou as virtudes da negociação. Também este vídeo tem mais de um milhão de

visualizações.

Richard St. John

Esta é uma lição de empreendedorismo que demonstra

por que razão algumas pessoas chegam ao topo da sua carreira e depois caem em

desgraça. Richard St. John contou como chegou lá e como se desleixou. O que fez

e o que deixou de fazer. St. John deixa bem claro como as rotinas e os hábitos

são importantes no dia-a-dia. Simplificando: se deixar de fazer o que fez, que

lhe permitiu atingir a excelência, é provável que o fracasso bata à porta.

Simon Sinek

"Comece com um porquê", é este o seu lema, que também é o

nome do seu livro e da sua página na internet. Simon

Sinek ensina líderes e organizações a inspirar pessoas e pretende mostrar o "porquê?" de cada uma e levá-las a fazer o que realmente as inspira.

Confuso? Não. Esta é uma lição sobre por que razão os grandes líderes inspiram

à ação. Para tal, recorre a exemplos como a Apple e Martin Luther King.

A sua ferramenta é o "círculo dourado", que contém três

dimensões: Porquê? Como? O quê? Simon Sinek demonstra como a generalidade dos

líderes e organizações comunicam. A grande lição de Sinek é exemplificar o

oposto, ou seja, como funcionam organizações como a Apple, por exemplo.

Primeiro, devem começar pelo "porquê?" e só depois planear o "como?" e "o

quê?". Esta lição já foi visualizada por quase dez milhões de pessoas.

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