Tem internet em casa? E tem a certeza que navega à velocidade que paga?

Publicado a

A Anacom, a Autoridade Nacional das Comunicações, anunciou hoje o lançamento do NET.mede, uma ferramenta que permite aos consumidores medirem a velocidade do seu acesso à internet, comparando, deste modo, a velocidade real com o serviço que contrataram aos operadores.

"A preocupação com a defesa dos interesses dos consumidores levou a ANACOM a desenvolver um serviço que permite medir a velocidade de acesso à internet e compará-la com a que tem contratada, dando aos consumidores uma ferramenta que os habilita a aferirem a qualidade da sua ligação", explicou fonte da Anacom ao Dinheiro Vivo.

Esta ferramenta é "determinante" para melhorar a "transparência do mercado", já que os consumidores "passarão a ter dados objetivos para questionarem o seu prestador de serviço sobre a qualidade do serviço que está a prestar", afirma a mesma fonte.

Após ser instalada, a aplicação, disponibilizada gratuitamente pela Anacom, executa uma série de testes, onde se inclui a velocidade de transferência de informação (no sentido de "upload" e "download"), tempo de carregamento de uma página e atraso na resposta da rede.

O NET.mede permite também fazer o teste de "traffic shapping", mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de internet, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratadas. Saiba mais sobre o NET.mede aqui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt