A TMN liderou as quotas de clientes de acesso à Internet em banda larga móvel no último trimestre de 2012 com 40,5%, seguindo-se a Vodafone, Optimus e ZON, divulgou hoje a ANACOM no seu 'site'.
Segundo o relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) sobre a evolução do serviço de acesso à Internet no quarto trimestre do ano passado, o segundo lugar no 'ranking' das quotas de clientes ativos de banda larga móvel cabe à Vodafone com 38,3%, seguida pela Optimus com 19,9%. Já a Zon tem 1,3% de quota.
O regulador lembra contudo que "existem operadores que atuam em segmentos específicos de mercado" e que a posição relativa que os operadores ocupam "não deve ser interpretada como um indicador da qualidade dos serviços prestados ou da 'performance' desses operadores nos segmentos em que atuam", o que explica que a ZON, cujo negócio central é a televisão, tenha uma quota tão baixa.
O cenário muda quando se analisa o tráfego de Internet em banda larga móvel, com a Optimus a deter 44,4%, a quota mais elevada, seguida pela TMN com 32,1%, Vodafone com 21,4% e Zon com 2,1%.
Já quando se observam as quotas de acessos de banda larga fixa, verifica-se que o Grupo PT reforça a liderança, com 51,3%, mais 0,2 pontos percentuais que no trimestre anterior e mais 9,9 pontos percentuais desde a separação ('spin-off') da PT Multimedia (novembro de 2007).
Mas a ZON surge logo em segundo lugar com 33%, seguida pela Cabovisão com 6,7%, a Optimus com 4,3%, a Vodafone com 3,9% e a Onitelecom com 0,3%.