A Tupperware duplicou o volume de negócios em Portugal nos últimos cinco anos, mantendo um crescimento anual, continuado, acima dos dois dígitos. Assume-se, por isso, como "uma das empresas que mais cresceu nestes anos de crise". Este fim de semana, reuniu mais de 2500 participantes, nas conferências da Tupperware Portugal no Porto e em Alcochete, para celebrar o ano de 2016 e preparar o de 2017.
"Tradicionalmente, o mês de janeiro é aquele em que a Tupperware alcança um maior volume de vendas. Para o preparar, bem como o resto do ano, as conferências reúnem os empreendedores, os líderes de negócio e os líderes de vendas da marca e assegura o reconhecimento dos que mais se destacaram ao longo do ano em várias categorias, como as vendas ou o crescimento da força de vendas", destaca o diretor-geral da Tupperware Iberia, António Gil.
Os encontros serviram, também, para a apresentação e lançamento da mais recente "inovação a nível mundial": o MicroPro Grill, um novo recipiente da marca que "permite fazer grelhados no micro-ondas de forma rápida e saudável".
A empresa "contribui de forma significativa e com crescimento continuado e sustentado" para o volume anual de negócios global da Tupperware Brands, multinacional norteamericana com sede em Orlando, que detém a marca e que, em 2015, registou uma faturação de 2,2 mil milhões de dólares (2,06 mil milhões de euros ao câmbio atual). O mercado ibérico terá contribuído com cerca de 5% desse total, com valores equivalentes nos dois países.
"Na Tupperware encaramos as crises como oportunidades", diz António Gil. Quanto ao 'segredo do sucesso' da Tupperware Ibéria, "resulta de uma adequação dos produtos às necessidades específicas dos clientes, nomeadamente através de artigos para transporte e aquecimento de alimentos e através da poupança de tempo cozinhando no micro-ondas de forma rápida e saudável", garante
A estratégia "baseou-se no crescimento da rede de vendas e na sua formação contínua, através da criação de uma escola de negócios, bem como no aproveitamento da inovação dos produtos que são lançados a nível mundial", destacou António Gil.
No entanto, observou, as situações em Portugal e Espanha "são muito diferentes em termos de potencial de crescimento, de rede de vendas e de condicionalismos regionais".
"A nível Ibérico queremos crescer dois dígitos anualmente. Especificamente em Portugal, este objetivo tem sido plenamente conseguido, com crescimento de dois dígitos percentuais no número de força de vendas, o que garante um crescimento sustentado do negócio em volume de vendas", observou António Gil, que acumulou a gestão portuguesa à do mercado espanhol em 2014.
"No sentido de continuarmos a aumentar a nossa presença em 2017, temos um objetivo de penetração do mercado português de uma demonstradora por cada 700 habitantes", precisou, o que resultará num crescimento de 7 mil para 12 mil vendedores entre 2011 e o próximo ano.
A Tupperware possui uma fábrica em Montalvo, Constância, distrito de Santarém, que emprega 400 trabalhadores e foi fundada há 37 anos.
Atualmente, a multinacional Tupperware Brands Corporation "encontra-se em mais de 80 países em todo o mundo, tendo faturado 2,2 mil milhões de dólares em 2015 através das vendas dos seus 3,1 milhões de colaboradores", e das suas diversas marcas: a Tupperware, na conceção de produtos para guardar e servir alimentos, e outras, relacionadas com produtos de beleza e de cuidados pessoais.