TVI foi o único canal generalista que reforçou audiências em novembro

A análise de audiências de TV da agência de meios Universal McCann, que integra o grupo Mediabrands, em parceria com o Dinheiro Vivo.
TVI foi o único canal generalista que reforçou audiências em novembro
Publicado a

Em novembro, o consumo televisivo registou um crescimento de +1.3% face ao mês de outubro. No global, o consumo de TV mantém tendência de crescimento, tendo sido novembro o mês com níveis de audiência média mais elevados desde março. Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), a TVI, com um share de 15.4% (+0.2p.p. vs. outubro) foi o único canal que registou um crescimento face ao último mês. Apesar da diminuição, a SIC, com um share de 13.7% (-0.4p.p. vs. outubro), terminou o mês na 2ª posição. A RTP1, apesar de ter tido os programas mais vistos do mês (Jogos da Seleção Nacional e da Taça de Portugal), não verificou alterações face ao último mês tendo mantido os 11.2% de share de outubro. 

Depois de ter verificado um crescimento nos meses de setembro e outubro, a tipologia do Pay TV verifica uma ligeira diminuição (-0.2p.p. vs. outubro), no entanto, o share ficou nos 41%. Num mês marcado por um fim de semana prolongado (feriado à sexta-feira) e com duas greves escolares (dia 4 e 15 de novembro), a tipologia dos “Outros” (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming ou consolas) foi a mais beneficiada, aumentando +0.5p.p. face ao último mês. 

Em novembro, o programa mais visto do mês foram os jogos de Portugal a contar para a Liga da Nações (Croácia x Portugal e Portugal x Polónia), ambos transmitidos pela RTP1. Os jogos foram vistos em média por cerca de 1 milhão 968 mil telespetadores, o que representou um share de 38.7%. Dos dois jogos, o Croácia x Portugal foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 1 milhão e 999 mil telespetadores e um share de 38.8%.

Na 2ª posição ficaram os jogos da Taça de Portugal (Benfica x Estrela da Amadora e Sporting x Amarante), com uma audiência média de 1 milhão 120 mil telespetadores, o que representou um share de 23.1%.

Na 3ª posição surge o 1º programa que não foi um jogo de futebol. O “Secret Story – Verdade ou Mentira” alcançou uma audiência média de 940 mil telespetadores, o que representou um share de 23.5%. Destaque para o jogo de futebol feminino da Seleção Nacional frente à Chéquia. O encontro foi o 8º programa mais visto do mês com uma audiência média de 899 mil telespetadores e um share de 18.7%. 

Relativamente às audiências por período horário, no mês de novembro, SIC lidera apenas durante o período do almoço com um share de 20.9%. TVI mantém a liderança nos períodos da manhã, tarde, prime-time e late night, contudo é durante o período do 2ª prime-time onde a diferença face à SIC é menor (16.1% vs. 15.6%). A RTP1 com a transmissão do programa “O Preço Certo” lidera durante o pré-prime com alguma vantagem sobre a TVI (16.5% vs. 14.8% da TVI), sendo este período do dia o único onde consegue liderar. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt