TVI mantém líderança das audiências em outubro

Análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, em parceria com o Dinheiro Vivo.
Foto: Rita Chambre/GI
Foto: Rita Chambre/GI
Publicado a

Em setembro, o consumo televisivo em Portugal registou um crescimento de +1.8% face ao mês de setembro. No primeiro mês de outono, o regresso dos portugueses às rotinas, depois dos meses de verão provocou um crescimento do consumo de TV. Os canais FTA (RTP1, SIC e TVI) mantêm a tendência verificada em setembro e voltam a crescer face ao último mês. A única exceção é a SIC, que não verifica alterações vs. o mês anterior.

A TVI, com um share de 15.2% (+0.3p.p. vs. setembro) mantém a liderança, seguida da SIC que verificou um share de 14.1%. A RTP1 surge na terceira posição com um share de 11.2% (+0.5p.p.), tendo sido o canal que registou o maior aumento. Os jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações ajudaram a impulsionar as audiências do canal.

A tipologia do Pay TV segue a mesma tendência dos canais FTA e regista um crescimento de +0.2p.p. vs. o último mês. Com um share de 41.2%, o mês de outubro é agora o mês de 2024 com o nível de share mais elevado. Com o regresso às rotinas e com menos tempo disponível a tipologia dos “Outros” (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming ou consolas) foi a mais prejudicada, diminuindo -0.8p.p. face ao último mês, atingindo o valor mais baixo desde o mês de maio.

Em outubro, o programa mais visto do mês foram os jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações (Escócia x Portugal e Polónia x Portugal), ambos transmitidos pela RTP1. Os jogos foram vistos em média por mais de 2 milhões e 58 mil telespetadores, o que representou um share de 41.8%. Dos dois jogos, o Escócia x Portugal foi o mais visto e registou uma audiência média de 2 milhões e 122 mil telespetadores e um share de 41.4%. Na segunda posição ficou o programa “Secret Story – As Alianças”, o único programa a par dos jogos da Seleção que conseguiu ultrapassar um milhão de telespetadores de audiência média. Com uma audiência média de 1 milhão e 59 mil telespetadores e um share de 26.3%, foi o programa mais visto do mês se excluirmos os jogos de futebol.

Relativamente às audiências por período horário, no mês de outubro, a SIC manteve a liderança durante o período do almoço, com um share de 20.9%, sendo este o único período do dia onde lidera. A TVI mantém a liderança nos períodos da tarde, prime-time e late night, contudo é durante o período do segundo prime-time onde a diferença face à SIC é menor (16.1% vs. 15.4%). RTP1 lidera apenas durante o período do pré-prime, tendo em outubro perdido a liderança do período da manhã para a TVI por apenas uma décima (14.0% vs. 13.9%).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt