Em setembro, o consumo televisivo em Portugal regista uma ligeira diminuição de -1% face a agosto de 2024. O regresso de muitos portugueses ao trabalho e à escola fez com que em setembro tenham tido menos tempo disponível, o que acabou por provocar esta diminuição. Apesar da ligeira quebra do consumo televisivo, todos os canais FTA (RTP1, SIC e TVI) verificam um crescimento do share face ao último mês. A TVI com um share de 15.0% (+0.8p.p. vs. agosto) mantem a liderança, seguida da SIC que verificou um share de 14.0% (+0.4p.p. vs. agosto). A RTP1 surge na 3ª posição com um share de 10.7% (+1.0p.p.) tendo sido o canal FTA, a par da TVI, dos canais que registaram o maior aumento. Jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações, que foram o programa mais visto do mês da televisão ajudaram a impulsionar este forte crescimento da RTP1..A tipologia do PAY TV segue a mesma tendência dos canais FTA e regista um crescimento de +0.4p.p. vs. o último mês. Com um share de 41.0%, o mês de setembro é agora o 2º mês de 2024 com maiores níveis de share, ficando apenas atrás do mês de maio onde se verificou um share de 41.1%. Com menos tempo disponível, a tipologia dos “Outros” (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming ou consolas) foi a mais prejudicada, tendo verificado uma diminuição de -1.2p.p. vs. o último mês..Em setembro, o programa mais visto do mês foram os jogos de Portugal para a Liga das Nações (Portugal x Escócia e Portugal Croácia), ambos transmitidos pela RTP1. Os jogos foram vistos em média por mais de 2 milhões e 70 mil telespetadores, o que representou um share de 42.4%. Dos dois jogos, o Portugal x Escócia, que se realizou a um domingo à noite, foi o mais visto e registou uma audiência média de 2 milhões e 168 mil telespetadores e um share de 43.0%. Na 2ª posição ficou a estreia do “Secret Story – O Regresso”, que regressou à antena da TVI 6 anos após a última edição. Apresentado por Cristina Ferreira, o novo reality show alcançou na estreia uma audiência média de 1 milhão e 95 mil telespetadores o que representou um share de 29.2%. A 28ª Gala dos Globos de Ouro da SIC foi o 4º programa mais visto do mês de setembro com uma audiência média de 998 mil telespetadores e um share de 26.5%. Apesar de ter sido a gala com menor audiência média dos últimos 4 anos, foi a 2ª melhor em termos de share ficando apenas atrás da gala de 2022 (26.5% vs. 28.4%). .Relativamente às audiências por período horário, no mês de setembro, a SIC mantem a liderança durante o período do almoço com um share de 20.2%, sendo este o único período do dia onde lidera. TVI mantem a liderança nos períodos tarde, prime-time e late night. Contudo é durante o período do 1º prime-time onde diferença face à SIC é mais reduzida (16.0% da TVI vs. 15.8% da SIC). RTP1 lidera durante o período da manhã (13.7% vs. 13.4% da TVI) e durante o período do pré-prime (14.1% vs. 13.4% da SIC).