A análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em agosto, o consumo televisivo em Portugal regista um crescimento de +1% face a julho de 2024. Este crescimento deve-se sobretudo às tipologias do Pay TV e “Outros” que apesar das férias, verificam um forte crescimento. (Pay TV +2.2p.p.; “Outros” + 0.5p.p.). A tipologia dos “Outros” continua a bater recordes, tendo atingido durante o mês de agosto os 19.0% de share, valor mais elevado desde que há registo..Entre os canais FTA (sinal aberto ou free-to-air), a TVI, com um share de 14.1% mantém a liderança, seguida da SIC com um share de 13.6%. A diferença entre ambas, tal como aconteceu em julho, mantém-se nas cinco décimas. A RTP1 surge na terceira posição com um share de 9.9% (-1.2p.p. vs. julho) e foi o canal FTA que verificou a maior diminuição face ao último mês..No mês de agosto, a tipologia do Pay TV, foi a que mais cresceu (+2.2p.p. vs. julho), com a CMTV (+0.1p.p. vs. julho) a manter-se como o canal do cabo preferido dos portugueses. Entre os canais mais vistos durante o mês de agosto, destaque para a RTP2, que com a transmissão dos Jogos Olímpicos foi a que mais cresceu (+0.3p.p. vs. julho). Canais de informação (CNN Portugal e SIC Notícias) e de desporto (Canal 11 e Sport TV+) também verificaram um crescimento de +0.2p.p. vs. julho. Apesar de estarem de férias, os portugueses mostraram querer estar a par do que se passava em Portugal e no Mundo. Regresso do campeonato nacional de futebol também provocou um aumento do interesse junto dos canais de desporto..Em agosto, o programa mais visto do mês voltou a ser um jogo de futebol. A épica reviravolta do Porto sobre o Sporting na Supertaça, transmitida pela RTP1, foi vista em média por 1 milhão 695 mil telespetadores, o que representou um share de 40.4%. A entrega do troféu ficou na 2ª posição com uma audiência média de 886 mil telespetadores e um share de 24.6%. O programa “Dilema – A Escolha” completa o pódio dos programas mais vistos do mês com uma audiência média de 854 mil telespetadores e um share de 21.8%. A SIC coloca apenas um programa no top10 dos mais vistos do mês, o “Jornal da Noite” surge na 10ª posição com uma audiência média de 775 mil telespetadores e um share de 17.7%. .Relativamente às audiências por período horário, no mês de agosto, a SIC mantem a liderança durante o período do almoço e do 1º prime com um share de 19.6% e 16.3%, respetivamente. Durante o mês de agosto, a SIC sobe à liderança nos períodos do pré prime (com 12.8% de share vs. 12.6% da TVI e 12.5% da RTP1) e do 2º prime time (15.8% vs. 15.7% da TVI). A TVI mantém a liderança nos períodos da tarde (14.0% vs. 11.9% da SIC) e do late night (13.4% vs. 10.5% da SIC). Nota ainda para o período da manhã em que a RTP1 e a TVI surgem empatadas com um share de 12.4%.