
A análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em março, o consumo televisivo em Portugal não registou alterações face a fevereiro de 2024. Entre os canais FTA [free-to-air, em sinal aberto], apesar da diminuição, a TVI manteve a liderança, com um share de 14.9% (-0.7p.p. vs. fevereiro 2024) . Os “Outros” foram a única tipologia que registou um crescimento face a fevereiro, atingindo os 17.9% de share, o valor mais elevado desde que há registo. O mês de março conta com duas particularidades que ajudam a explicar este resultado: foi um mês marcado por cinco fins de semana (um deles prolongado) e pela primeira semana de férias escolares da Páscoa.
Quanto ao ranking de canais, a TVI, com um share de 14.9% (-0.7p.p. vs. fevereiro 2024), manteve a primeira posição, seguida da SIC com um share de 14.7% (-0.4p.p. vs. fevereiro 2024). Apesar de ter transmitido o programa mais visto do mês, que foram os jogos de preparação da Seleção Nacional para o Europeu de 2024, a RTP1 surge na terceira posição, com um share de 10.5% (-0.1p.p. vs. fevereiro 2024).
Os canais do Pay TV, no geral, registaram uma diminuição das suas audiências (-0.1p.p. vs fevereiro 2024). Contudo, destaque para o crescimento do share da CNN Portugal e da SIC Notícias, com os canais a registarem um aumento de +0.5p.p. e +0.4p.p. vs. fevereiro 2024. Os acompanhamentos das eleições legislativas tiveram um impacto positivo junto dos canais de informação. Durante o dia da eleição, a SIC Notícias, com um share de 4.2% atingiu o valor mais elevado do mês de março. A CNN Portugal alcançou o seu melhor resultado do mês no dia 11 de março, o dia a seguir as eleições, com 3.9% de share. Para além das eleições legislativas, a forte instabilidade política vivida nos dias 26 e 27 de março, provocada pela dúvida de quem seria o próximo presidente da Assembleia da República, também fez aumentar o interesse dos portugueses nestes canais. Nestes dois dias o share de SIC Notícias e CNN Portugal foi superior a 3.0%.
Como é habitual, em março, o top 3 dos programas mais vistos voltou a ser composto por jogos de futebol. Os jogos da Seleção Nacional de preparação para o Euro 2024, transmitidos pela RTP1, foram o programa mais visto do mês. Os dois jogos (Portugal x Suécia e Eslovénia x Portugal), alcançaram uma audiência média de 1 milhão e 884 mil telespetadores, que representou um share de 36.8%. Dos dois jogos, o Portugal x Suécia foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 2 milhões e 20 mil telespetadores, o que representou um share de 39.4%. Na segunda posição ficaram os jogos dos oitavos de final da Liga Europa (Benfica x Rangers e Atalanta x Sporting), transmitidos pela SIC, que contaram com uma audiência média de 1 milhão 783 mil telespetadores. A completar o pódio surgem os jogos da Liga dos Campeões, transmitidos pela TVI. O Arsenal x Porto e o Manchester City x Copenhaga registaram uma audiência média 1 milhão 396 mil telespetadores, o que representou um share de 27.7%. Se excluirmos os jogos de futebol, o programa mais visto do mês de março, com uma audiência média de 1 milhão e 43 mil telespetadores e um share de 20.8% foi a estreia da nova edição do Big Brother.
No que toca às audiências por período horário, no mês de março a RTP1 volta a conseguir liderar no período da manhã (13.3% vs 12.9% da TVI) e no pré-prime (14.8% vs 14.2% da TVI). A SIC mantem a liderança durante o período do almoço e da tarde com um share de 21.4% e 13.1%, respetivamente e consegue recuperar a liderança durante o primeiro prime-time à TVI (17.4% vs 17.0% da TVI). A TVI mantem a liderança no segundo prime-time (22h30-24h00) e no late night (00h-02h30), com um share de 18.5% e 15.4%, respetivamente.