
A análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em fevereiro, o consumo televisivo em Portugal não verifica alterações face a janeiro de 2024. Entre os canais FTA, o grande destaque vai para o regresso da TVI à liderança, algo que não acontecia desde janeiro de 2019.
Quanto ao ranking de canais, no mês em que comemorou os seus 31 anos, a TVI com um share de 15.6% (+0.9p.p. vs. janeiro 2024), subiu à 1ª posição, tendo sido o canal FTA que verificou maior crescimento face ao último mês, seguindo-se a SIC com um share de 15.0% Apesar de ter transmitido o programa mais visto do mês, que foram os jogos da Taça de Portugal, a RTP1 surge na 3ª posição, com um share de 10.6% (-0.9p.p. vs. janeiro 2024).
Os canais do Pay TV, no geral, verificaram uma diminuição das suas audiências (-0.4p.p. vs janeiro 2024), contudo destaque para o crescimento do share do TVI Reality e Star Movies, com ambos os canais a verificarem um aumento de +0.2p.p. vs. janeiro 2024. Nota para a alteração do nome dos canais FOX. A partir do dia 7 de fevereiro os canais FOX alteraram o nome para STAR.
Tal como aconteceu em janeiro, em fevereiro o top3 programas mais vistos de janeiro volta a ser composto por jogos de futebol. Os jogos da Taça de Portugal Placard, transmitidos pela RTP1, foram o programa mais visto do mês. Os três jogos transmitidos pela RTP1 durante o mês de fevereiro (Un. Leiria x Sporting; Vizela x Benfica; Sporting x Benfica) alcançaram uma audiência média de 1 milhão 537 mil telespetadores, que representou um share de 29.0%. Destes três jogos, o Sporting x Benfica foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 2 milhões 219 mil telespetadores, o que representou um share de 40.8%. Na 2ª posição ficaram os jogos do Play-Off da Liga Europa (Benfica x Toulouse e Toulouse x Benfica), transmitidos pela SIC, que contaram com uma audiência média de 1 milhão 518 mil telespetadores, que representou um share de 32.4%. A completar o pódio surgem os jogos da Liga dos Campeões, transmitidos pela TVI. O Leipzig x Real Madrid e o Porto x Arsenal registaram uma audiência média de 1 milhão 312 mil telespetadores, o que representou um share de 24.8%.
Destaque para a transmissão da Gala dos 31 anos da TVI, que se excluirmos os jogos de futebol, foi o programa mais visto do mês de fevereiro, com uma audiência média de 1 milhão e 33 mil telespetadores, o que representou um share de 25.9%.
No que toca às audiências por período horário, no mês de fevereiro a TVI conseguiu “roubar” a liderança à RTP1 nos períodos da manhã (13.8% da TVI vs. 13.4% da RTP1) e do pré-prime (16.0% da TVI vs. 15.2% da RTP1). A TVI conquistou também a liderança durante o 1º prime-time, só que desta vez à SIC (17.7% da TVI vs. 16.6% da SIC) e consegui manter a liderança durante o 2ª prime-time (22h30-24h00) e no late night (00h-02h30) com um share de 17.9% e 16.8%, respetivamente.
A SIC mantém a liderança durante o período do almoço (12h30-14h30), da tarde (14h30-18h30), com um share de 21.6% e 14.1%, respetivamente.