O Twitter arrisca pagar uma multa de até 250 milhões de dólares (212,7 milhões de euros) por uso indevido de dados pessoais. A rede social norte-americana está sob investigação da Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla original) por ter usado, de forma inapropriada, os números de telemóvel e endereços de correio eletrónico dos utilizadores para melhorar a publicidade a eles direcionada.
A informação foi divulgada pelo Twitter na noite de segunda-feira, através de um comunicado ao mercado. Este processo poderá custar entre 150 e 250 milhões de dólares aos cofres daquela rede social.
Em outubro de 2019, a empresa assumiu que usou "inadvertidamente" informação dos utilizadores para melhorar o sistema de publicidade direcionada. Esta violação das regras de privacidade terá ocorrido entre 2013 e 2019.
Apesar de a rede social ter admitido que errou, não vai fugir ao escrutínio da FTC, tendo em conta que o Twitter, em 2011, tinha assinado um acordo em que se comprometia a resolver todas as questões relativamente ao uso de dados pessoais.
Em 2009, recorda o Financial Times, dois piratas informáticas conseguiram aceder às contas dos utilizadores em dois momentos separados.
A investigação da FTC foi tornada pública depois de, em julho, ter havido um 'ataque' a 130 contas de figuras públicas naquela rede social. O ataque servia para levar a cabo um esquema fraudulento de envio de bitcoins.